Global Sign celebra o “Dia da Cibersegurança” e está atenta quanto a necessidade de conscientização sobre os “Riscos Cibernéticos” em Belo Horizonte
07-12-2024 às 09h09
Mariana Grilli Belinotte*
A cibersegurança é um tema cada vez mais importante na vida de todos. Hoje, atores mal-intencionados podem agir à distância, utilizando-se de vulnerabilidades em sistemas ou de falhas humanas. Essas ações malignas causam danos patrimoniais e reputacionais para indivíduos, órgãos governamentais e empresas.
Por ser um tema que se popularizou há relativamente pouco tempo, com a disseminação dos computadores pessoais e telefones celulares, a conscientização das pessoas ainda se faz necessária. É com essa preocupação que diversas iniciativas tem sido realizadas, como campanhas de conscientização, treinamentos e compartilhamentos de informações.
Nesse sentido, no dia 29 de novembro Belo Horizonte foi palco das celebrações do Dia Internacional da Cibersegurança, promovido pela Global Sign, um evento que reuniu cerca de 60 representantes de setores como segurança pública, educação, saúde, finanças e tecnologia.
A Global Sign é uma multinacional da área de cibersegurança que, no Brasil, se instalou em Belo Horizonte, trazendo uma importante contribuição para o desenvolvimento tecnológico do Estado de Minas Gerais e da cidade.
A atual presidente da Global Sign Brasil, Luiza Dias, é mineira, sendo a única mulher latino-americana a ocupar esta posição em uma Autoridade Certificadora de Rai Internacional. A presença de uma mulher mineira na liderança de uma empresa de tecnologia é, com certeza, uma inspiração para meninas e mulheres, bem como um incentivo a todos os brasileiros e brasileiras.
A abertura do evento foi feita por Lucio Júnior, CEO da Open Mind Brazil. Em seguida, Luiza enfatizou as vantagens da aquisição de sistemas de cibersegurança, em vez do desenvolvimento próprio por parte das empresas. Ciro Meireles e Cláudio Rezende, respectivamente Diretor Comercial e Diretor de Operação da GlobalSign, também fizeram apresentações sobre os riscos relacionados à cibersegurança.
O evento foi realizado na Cervejaria Três Lobos, uma referência na fabricação de cerveja artesanal em Belo Horizonte. Munir Lebbos, diretor da cervejaria, apresentou diversos rótulos produzidos ali, agregando descontração ao evento.
Para a presidente, Luiza, o evento foi um sucesso: “O evento nos permitiu, não apenas promover um networking consistente entre organizações variadas, mas chamar a atenção das referidas empresas para a necessidade de se investir em soluções de cibersegurança robustas e eficientes Sebastião Costa Filho, consultor independente da área de Mineração, concorda: “Luiza e o seu time nos trouxeram interessantes esclarecimentos, de forma leve, sucinta, participativa, bem dinâmica, a quem agradecemos pela oportunidade. Na maioria das vezes, não temos conhecimento da vulnerabilidade a que estamos expostos, e dos reflexos negativos que uma violação dessa natureza pode causa Patrick Tracanelli, Lead Cybersecurity Officer na FreeBSD / BSD Trust e VP ISA BH & South Florida, por sua vez, enfatizou a importância do networking e das conexões estabelecidas em eventos como esse: “Encontros como esse transcendem o simples networking: eles constroem um ecossistema colaborativo, onde cada indivíduo é não apenas um profissional, mas também um parceiro em potencial em iniciativas que visa proteger a infraestrutura crítica e a integridade digital do dos negócios, pessoas e estruturas de governança do pais”.
A ocasião também marcou as comemorações dos três anos do escritório da Global Sign no Brasil: “Estamos muito felizes pelo sucesso do evento. Foi uma verdadeira honra celebrar os três anos do escritório da ao lado de parceiros e convidados tão queridos. Cada uma das pessoas que compareceu evento faz parte da trajetória da GlobalSign no Brasil, que tem sido bastante significativa para amadurecimento e consolidação da segurança digital brasileira em termos gerais”, completa Luísa.
Ao contribuir com a disseminação das informações sobre cibersegurança, a Global Sign colabora com o aumento geral do nível de segurança do país. Cada vez que usuários, empresas e governos se protegem, todos saem ganhando. Além disso, a Global Sign mostra que respeita o patrimônio local, harmonizando as celebrações do Dia da Cibersegurança com a valorização de marcas da capital mineira, ao realizar seu evento na Cervejaria Três Lobos.
*Mariana Grilli Belinotte é bacharel e mestre em Direito (USP, UFMG) e doutoranda em Ciências Militares (ECEME). Participa do Laboratório de Pesquisa em Poder Cibernético (LPCiber), do Grupo de Estudos Estratégicos Raul Soares e do Laboratório de Simulações e Cenários (LSC).