Português (Brasil)

Ônibus novos para BH e região

Ônibus novos para BH e região

A intenção é beneficiar 600 mil usuários diários e renovar a frota por meio de um acordo de cerca de R$ 380 milhões. Nisso a expectativa é de beneficiar a capital e 34 municípios da Região Metropolitana

Compartilhe este conteúdo:

06-09-2024 às 09h:25

Direto da Redação

 A gente só tem que apostar e esperar para ver se o que é anunciado com toda pompa acontece realmente, para que o cidadão comum passe a acreditar nas boas vontades do poder público. E neste caso em tela estamos falando da notícia sobre a renovação da frota de ônibus, que, teoricamente, vai beneficiar 600 mil usuários diários do transporte público de 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Se o leitor do Diário de Minas levar em conta os nomes das pessoas que estão pondo o “jamegão” nesse surpreendente projeto, dá para acreditar na certeza de sua viabilidade: Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), o Governo do Estado de Minas Gerais e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram), incorporados pelo já mencionado Agostinho Patrus, Romeu Zema e Mateus Simões, mais Rubens Lessa.

Essa gente importante assinou um acordo de cerca de R$ 380 milhões para renovar a frota de ônibus que circula na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O que merece aplausos, principalmente se a operacionalização desse transporte com cheirinho de novo for amenizar pelo menos o sofrimento diário do trabalhador no “bota fora” diuturno.

Só quem passa por isso todos os dias sabe o quanto é desgastante. Quem não costuma tomar ônibus lotação não conhece o tamanho do problema, mas se vir um dia acompanhar essa lenga-lenga, verá gente como ele mesmo dependurado nos canos dos ônibus que regurgitam passageiros.

O acordo que levou a essa decisão elogiável é resultado de quase um ano de reuniões, segundo nos dizem as notícias circulantes. Para viabilizar essa mecânica toda, os envolvidos contaram com a expertise do conselheiro Agostinho Patrus, o coordenador.  

A aquisição dos 600 novos ônibus será feita depois de acompanhamento dos técnicos da Coordenadoria de Fiscalização de Concessões e Privatizações do TCE-MG, diretores e assessores técnicos do Sistema de Transporte Metropolitano (Sintram), além de subsecretários e especialistas em mobilidade urbana da Seinfra – Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias.

Muito boa essa notícia de aquisição de ônibus novos, mas é importante considerar a metodologia da operacionalidade deles no dia a dia. Seria importante que venham dar conforto aos trabalhadores e demais usuários. Funcionando dentro dos horários e de modo a incentivar a redução de carros no trânsito estimulando as pessoas a deixarem-nos na garagem.

Com a quantidade de carros particulares em circulação – a maioria com um só ocupante, o motorista – vai chegar a hora, brevemente, em que todos estarão dentro dos seus respectivos veículos, parados no meio das ruas.

Ônibus de qualidade e uma campanha oficial para estimular o uso a fim de diminuir o trânsito da capital, devem fazer parte dessa iniciativa.

Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN