Português (Brasil)

“Desafios da Inteligência Artificial”

“Desafios da Inteligência Artificial”

Está na pauta do encontro da Sisbin, que será aberto às 9h do dia 12 pelo diretor adjunto da Abin, Marco Cepik; e pelo presidente do TCE-MG, conselheiro Gilberto Diniz.

Compartilhe este conteúdo:

04-09-2024 às 09h:20

Direto da Redação

“Desafios da Inteligência Artificial” é o tema central do encontro que o Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) Sudeste, da Agência Brasileira de Informação (Abin) vai promover, em Belo Horizonte, no dia 12, quinta-feira, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Minas.

A abertura do encontro será realizada às 9h, pelo diretor adjunto da Abin, Marco Cepik; e pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, conselheiro Gilberto Diniz.

Às 10h20, seguindo a programação, será realizada a 1ª sessão de debates tendo como tema “contextos de IA e transformação digital”.

E mais: “Inteligência Artificial: antecipando o futuro entre certezas e incertezas”, por Juliano Rodrigues, diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para Segurança das Comunicações - CEPESC/ABIN – Agência Brasileira de Inteligência;

“Uso da Inteligência Artificial no Governo do Espírito Santo” será o tema desenvolvido por Victor Murad Filho, subsecretário de Transformação Digital do Governo do Estado do Espírito Santo; “Inteligência Artificial: Ameaça ou Guardiã da Democracia?” é o tema de Marcos Ferraz, empresário e consultor político, CEO dos grupos Unistar Labs e Kraken Holding Inc., tendo como mediador, Arnaldo Santos Junior, Perito Federal e Mestre em Engenharia de Software (UFMG).

No período da tarde, a partir de 14h, vai acontecer a 2ª sessão de debates denominada “Impactos da Inteligência Artificial das Organizações”, por Antônio Minier, diretor de “Transformação de Negócios” da “Pif Paf Alimentos”, CEO da Moondo e professor da PUC/MG.

“Impactos da IA nos serviços públicos e na vida do cidadão”, por Ana Flávia de Castro Morais, subsecretária de Inovação e Gestão Estratégica do Estado de Minas Gerais.

“Impactos da IA no Direito e no trabalho orientado a dados”, por José Eduardo Chaves Junior, doutor em Direitos Fundamentais e Diretor Fundador do Instituto Ideia - Direito e Inteligência Artificial, com mediação de Renato Pires, Policial Militar e doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento (UFMG).

A terceira parte do encontra começa às 16, depois de servido o café, com debates sobre “Ética, Governança e Regulação da Inteligência Artificial”

“Desafios técnicos e éticos da regulação da IA”, será contextualizado por Mariah Brochado Ferreira, professora Titular de Filosofia, Tecnologia e Direito na Faculdade de Direito da UFMG.

A “Regulação de Inteligência Artificial” será desenvolvida por Carlos Affonso de Souza, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) e professor da Faculdade de Direito da UERJ.

“A Transformação do Estado, a Transformação Digital e Regulação” é o tema de Francisco Gaetani, secretário Especial de Transformação do Estado, do Ministério da Gestão e Inovação (SETE/MGI), doutor em Administração Pública pela “London School of Economics” (LSE).  Com mediação de Murillo Ribeiro, policial civil, diretor Geral da AGCI/SEJUSP/MG e doutorando em Direito (PUC-MG).

Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN