“Desafios da Inteligência Artificial”
Está na pauta do encontro da Sisbin, que será aberto às 9h do dia 12 pelo diretor adjunto da Abin, Marco Cepik; e pelo presidente do TCE-MG, conselheiro Gilberto Diniz.
04-09-2024 às 09h:20
Direto da Redação
“Desafios da Inteligência Artificial” é o tema central do encontro que o Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) Sudeste, da Agência Brasileira de Informação (Abin) vai promover, em Belo Horizonte, no dia 12, quinta-feira, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Minas.
A abertura do encontro será realizada às 9h, pelo diretor adjunto da Abin, Marco Cepik; e pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, conselheiro Gilberto Diniz.
Às 10h20, seguindo a programação, será realizada a 1ª sessão de debates tendo como tema “contextos de IA e transformação digital”.
E mais: “Inteligência Artificial: antecipando o futuro entre certezas e incertezas”, por Juliano Rodrigues, diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para Segurança das Comunicações - CEPESC/ABIN – Agência Brasileira de Inteligência;
“Uso da Inteligência Artificial no Governo do Espírito Santo” será o tema desenvolvido por Victor Murad Filho, subsecretário de Transformação Digital do Governo do Estado do Espírito Santo; “Inteligência Artificial: Ameaça ou Guardiã da Democracia?” é o tema de Marcos Ferraz, empresário e consultor político, CEO dos grupos Unistar Labs e Kraken Holding Inc., tendo como mediador, Arnaldo Santos Junior, Perito Federal e Mestre em Engenharia de Software (UFMG).
No período da tarde, a partir de 14h, vai acontecer a 2ª sessão de debates denominada “Impactos da Inteligência Artificial das Organizações”, por Antônio Minier, diretor de “Transformação de Negócios” da “Pif Paf Alimentos”, CEO da Moondo e professor da PUC/MG.
“Impactos da IA nos serviços públicos e na vida do cidadão”, por Ana Flávia de Castro Morais, subsecretária de Inovação e Gestão Estratégica do Estado de Minas Gerais.
“Impactos da IA no Direito e no trabalho orientado a dados”, por José Eduardo Chaves Junior, doutor em Direitos Fundamentais e Diretor Fundador do Instituto Ideia - Direito e Inteligência Artificial, com mediação de Renato Pires, Policial Militar e doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento (UFMG).
A terceira parte do encontra começa às 16, depois de servido o café, com debates sobre “Ética, Governança e Regulação da Inteligência Artificial”
“Desafios técnicos e éticos da regulação da IA”, será contextualizado por Mariah Brochado Ferreira, professora Titular de Filosofia, Tecnologia e Direito na Faculdade de Direito da UFMG.
A “Regulação de Inteligência Artificial” será desenvolvida por Carlos Affonso de Souza, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) e professor da Faculdade de Direito da UERJ.
“A Transformação do Estado, a Transformação Digital e Regulação” é o tema de Francisco Gaetani, secretário Especial de Transformação do Estado, do Ministério da Gestão e Inovação (SETE/MGI), doutor em Administração Pública pela “London School of Economics” (LSE). Com mediação de Murillo Ribeiro, policial civil, diretor Geral da AGCI/SEJUSP/MG e doutorando em Direito (PUC-MG).