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“Projeto Dialogar”, do Banco Inter, é destaque no “Prêmio Conciliar é Legal”

“Projeto Dialogar”, do Banco Inter, é destaque no “Prêmio Conciliar é Legal”

Reconhecemos a importância de ouvir nossos clientes, compreender suas necessidades e encontrar soluções que satisfaçam ambas as partes envolvidas.

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24-04-2024 às 11h:11

Direto da Redação

Quem há 14 anos criou o nome do “Prêmio Conciliar é Legal”, neste ano de 2024 na sua XIV versão, foi muito feliz, porque conciliar é de fato legal mesmo e de várias maneiras. Deve ser uma iniciativa para ser sempre adotada, porque afinal de contas, conciliar é melhor do que uma demanda judicial que muitas das vezes demora anos.

Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o “XIV Conciliar é Legal” premiou as iniciativas reconhecidamente de boas práticas e produtividade da Justiça em conciliação. E o Banco Inter, com o seu “Projeto Dialogar” foi um dos destaques ao receber menção honrosa. E é sobre isso que o Diário de Minas conversa, agora, com a advogada Raquel Bispo, que teve ativa atuação na equipe na idealizadora do projeto do Banco Inter.

– O Banco Inter participou do “XIV Conciliar é Legal” com o “Projeto Dialogar”. Apresenta uma síntese do projeto, por favor. Como foi construído e em quanto tempo e para que serve no dia a dia da instituição.

R: O Projeto Dialogar é um canal direto estabelecido entre os clientes, advogados, Órgãos Pacificadores de Conflitos e o Jurídico do Inter. Seu objetivo principal é solucionar conflitos tanto judiciais quanto extrajudiciais. Para isso, implementamos um Canal de Negociação de fácil acesso por meio de e-mail, telefone e WhatsApp. Desde outubro de 2021, estamos priorizando acordos por meio de práticas autocompositivas, como a negociação, mediação e conciliação. Essas práticas visam não apenas ajudar nossos clientes, mas também reduzir a sobrecarga do Judiciário, diminuindo a quantidade de ações judiciais. Para divulgar o Canal, desenvolvemos um selo exclusivo para o Projeto, que é inserido em todas as nossas contestações. Dessa forma, garantimos que todas as partes envolvidas estejam cientes das opções de resolução disponíveis a qualquer momento. Como advogada e mediadora judicial, tive uma participação ativa na estruturação desse Canal de negociação. Através dele, adotamos práticas autocompositivas e uma abordagem baseada no diálogo e na escuta ativa. Reconhecemos a importância de ouvir nossos clientes, compreender suas necessidades e encontrar soluções que satisfaçam ambas as partes envolvidas. O Projeto foi concluído em um prazo estimado de três meses, desde o planejamento até a entrega.

- Considerando que o cerne são as “Boas Práticas”, qual a eficiência e como pôde ser medida e pode ser aumentada?

R: Com o Projeto Dialogar, obtivemos resultados notáveis. Agora, oferecemos aos nossos clientes uma alternativa ágil e eficiente para resolver suas demandas, sem a necessidade de recorrer apenas ao caminho judicial. Essa iniciativa representa uma mudança significativa na abordagem do departamento jurídico do Inter, demonstrando nosso compromisso em promover soluções amigáveis e fortalecer o diálogo com nossos clientes. Ao longo de dois anos e meio, já conseguimos auxiliar mais de 3.200 clientes por meio do Projeto. E não vamos parar por aí. Diariamente, ampliamos nossos estudos e esforços para expandir nossos canais, visando atender a um número cada vez maior de clientes de forma eficaz. Estamos comprometidos a oferecer uma experiência ainda melhor para cada usuário.

– A mesma coisa pergunto sobre a “efetividade”, já que foi por meio dela que os participantes, como o Banco Inter, foram avaliados também. Seria interessante entrar em detalhes a respeito, inclusive para servir de bom exemplo ao público leitor.

R: Nosso objetivo principal com o Canal é descomplicar as demandas e simplificar o processo para proporcionar uma experiência mais direta e personalizada aos nossos clientes. Dessa forma, evitamos a necessidade de recorrer ao judiciário. Uma das principais conquistas do Projeto Dialogar é a satisfação dos usuários. Ele traz benefícios significativos para ambas as partes, tanto para o Inter quanto para o cliente. Por meio desse projeto, conseguimos auxiliar os clientes a superar o superendividamento e recuperar a saúde financeira, oferecendo propostas que melhoram as condições de pagamento das dívidas, como descontos e redução das taxas de juros. O Projeto Dialogar reflete o compromisso do Inter em buscar soluções transparentes e colaborativas que promovam o bem-estar financeiro de nossos clientes. Dessa forma, contribuímos para a estabilidade econômica tanto em nível individual quanto coletivo.

– Um projeto que possa restaurar as relações sociais é de grande importância, principalmente nesses nossos tempos de internet e outros meios de comunicação. Tudo aparentemente ficou mais fácil, porém, o corpo a corpo de antes já não acontece tanto. Explica esse item “restauração das relações sociais”.

R: A tecnologia revolucionou as interações humanas, ampliando as conexões em todo o mundo. No entanto, também pode afetar a qualidade das relações pessoais e dificultar a proximidade. Como instituição financeira digital, temos compromisso com o bem-estar social e buscamos equilibrar agilidade e praticidade com uma abordagem pessoal. Nossa prioridade é ouvir e apoiar genuinamente nossos clientes em suas necessidades jurídicas. Acreditamos que nada substitui uma boa conversa para resolver questões e encontrar soluções efetivas. Queremos oferecer tecnologia e proximidade, proporcionando uma experiência única e personalizada.

– E no item criatividade, de fundamental importância, o que o projeto do banco Inter fez para obter a menção honrosa?

R: Não apenas ajudamos efetivamente 3.200 clientes, como também incentivamos a cultura do diálogo, resultando em uma redução significativa no número de ações judiciais e aliviando o volume de processos nos tribunais. O Inter se destaca como pioneiro nessa prática dentre as instituições financeiras, sendo reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça pelo fortalecimento da cultura da conciliação. Nosso objetivo é oferecer um meio acessível para que os clientes possam resolver suas demandas sem a necessidade de recorrer ao judiciário ou de envolver advogados ou órgãos reguladores. Estamos comprometidos em promover uma justiça mais acessível e eficiente, onde o diálogo, a busca por soluções consensuais e o bem comum sejam privilegiados.

– A “replicabilidade das ações” é também fundamental, porque pouco adianta ter o melhor projeto e não replicar dentro dos padrões. Quais foram as ações do banco Inter neste sentido?

R: Desde outubro de 2021, estamos impulsionando o projeto e, a cada ano que se passa, ampliamos nossa atuação, proporcionando ajuda a um número crescente de clientes.

– O “Projeto Dialogar” é para ser aplicado no âmbito do banco Inter ou pode ser adotado para ajudar a melhorar a qualidade do nível socioeconômico das pessoas de modo geral?

R: A desigualdade social é uma realidade, por isso, é importante que todas as empresas, independente do setor, busquem promover oportunidades de melhora nas relações humanas. Nossa iniciativa não se restringe apenas a instituições financeiras, abrangendo todas as empresas voltadas ao público em geral. Acreditamos que cada um pode contribuir para um com ações que promovam o crescimento e desenvolvimento social. Juntos, podemos construir um futuro mais equitativo para todos.

 

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