Português (Brasil)

Motores da Stock Car já “explodem” antes de acionados

Motores da Stock Car já “explodem” antes de acionados

“Falta colocar as contrapartidas de forma clara. É preciso ouvir os moradores dos bairros do entorno. É preciso ouvir a UFMG quanto ao impacto ambiental com a supressão de árvores...”

Compartilhe este conteúdo:

28-02-2024 às 09h:15

Direto da Redação

Uma nova audiência pública para discutir a realização de uma etapa da Stock Car ao redor do Mineirão, na Pampulha, em Belo Horizonte, será realizada a partir das 13h30 de quinta-feira, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O assunto explode como os motores dos carros que irão participar da competição em agosto. Mas a previsão é a de que as obras para preparação da pista sejam iniciadas em abril. Todavia, a reação contra a realização da Stock Car naquele local está se mostrando um complicador para os promotores da prova.

Nesta segunda-feira, 26. Na Câmara Municipal de Belo Horizonte, o vereador Wagner Ferreira (PDT) presidiu uma audiência pública e ao final informou que os esclarecimentos anotados por ele serão transformados em requerimentos solicitando à Prefeitura de BH informações sobre a Stock Car.

Já circula um abaixo-assinado com mais de 13 mil assinaturas de pessoas contrárias à derrubada de 160 árvores para instalação da pista. Mas segundo o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), serão removidos 73 exemplares, e que a Prefeitura fará o plantio de 688 como compensação ambiental.

“Falta colocar as contrapartidas de forma mais clara. É preciso ouvir os moradores dos bairros do entorno. É preciso ouvir a UFMG sobretudo quanto ao impacto ambiental com a supressão de árvores. Essa compensação é muito pouco pelo impacto que vai haver. Ainda não está claro quais serão as contrapartidas para mitigar, pelo menos, os efeitos ambientais na área da corrida”, alertou o vereador Wagner Ferreira.

A representante da “Associação Bora Plantar”, Adriane Rodrigues quer saber se foi realizado estudo de viabilidade para realização da corrida em outro local da cidade. Ela disse: “Não somos contra a Stock Car, mas, sim por ela ser realizada em um local inadequado, no entorno do Mineirão, uma área protegida, onde tem os ipês amarelos que são protegidos por lei estadual. Eles alegam a compensação do plantio de mudas. Só que mudas não compensam árvores, mudas não são árvores. Não há nenhuma segurança de que as mudas plantadas vão ser cuidadas até a fase adulta”, ressaltou.

Uma das várias preocupações está relacionada ao estresse causado pelo ruído dos motores na fauna de áreas verdes próximas, como a mata da Universidade, além de animais utilizados nas pesquisas para desenvolvimento de medicamentos.

Entretanto, Henrique Castilho Superintendente da Sudecap assegura que todas as informações relacionadas à Stock Car estão sendo publicadas no Diário Oficial do Município (DOM). “Quanto à questão ambiental, o evento será num circuito provisório. Estão sendo tomadas todas as providências e todas as licenças, como em todas as obras da Prefeitura. E neste caso específico da Stock Car, com anuência do Iepha, Ipham, Fundação Municipal de Cultura e Comam”, afirmou.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

Synergyco

 

RBN