Agora, o Diário de Minas passa a possuir dois amigos da Marinha, Mariana Grilli Belinotte e o professor Paulo Roberto Cardoso, que cumpre no DM a função de diretor executivo.
15-11-2024 às 10h10
Direto da Redação
A articulista do Diário de Minas, Mariana Grilli Belinotte recebeu do Capitão de Mar e Guerra Leonardo Carvalho de Lucena Navaes, comandante da Capitania Fluvial de Minas Gerais, no Bairro Belvedere, em Belo Horizonte, a medalha “Amigo da Marinha”. A medalha é uma maneira de homenagear personalidades civis e militares, mas também instituições que “voluntariamente tenham se distinguido no relacionamento com a Marinha e na divulgação da mentalidade marítima”.
A medalha foi criada em 31 de agosto de 1966, pelo então ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca. Agora, o Diário de Minas passa a possuir dois amigos da Marinha, ela e o professor Paulo Roberto Cardoso (foto com o comandante), que cumpre no DM a função de diretor executivo.
Mariana é bacharel e mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutoranda em Ciências Militares no Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).
Todo mineiro sabe que Minas não possui mar, mas as chamadas águas interiores, que também são da responsabilidade da Marinha Brasileira, que, ultimamente, tem sido divulgada, demonstrando ter saído de um certo silêncio voluntário.
A apresentação recente nas águas de Furnas é uma prova de que a MB está no mar, mas também noutros lugares e acaba de proferir palestras a fim de despertar nos jovens o interesse de integrar as suas fileiras, tanto como forma de iniciar uma carreira como por amor ao mar e a pátria Brasil.
Outros homenageados
Com Mariana Belinotte foram agraciados também: Denise Alves Horta, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região; Ricardo Antônio Mahallem, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região; Luciana do Amaral Correia, comandante do Grupo de Apoio da FAB em Lagoa Santa (GAP-LS); Noraldino Lucio Dias Júnior, deputado Estadual; Sérgio Pessoa de Paula Castro, advogado Geral do Estado; Henrique Moreira Fazire, subprocurador Regional da União na 5ª Região;
Alexandre Silveira de Oliveira, delegado da Polícia Federal; Mariana Grilli Belinotte, professora; Ivan Miguel Teixeira, CEO da Rede Chromos de Educação; Felipe Cardoso Ferreira, proprietário da Marinha Privê, em Uberlândia (MG).