Durval Ângelo, presidente do TCE-MG e o Jornalista e escritor, Alberto Sena - créditos: divulgação
30-11-2025 às 11h11
Alberto Sena*
Tive a grata satisfação de entregar em mãos um exemplar do livro “Darcy Ribeiro do Fazimento” ao Conselheiro Durval Ângelo, presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), na Avenida Raja Gabaglia, em Belo Horizonte. Fui lá com o irmão de fé, professor, Paulo Roberto Cardoso, que durante anos atuou na instituição, e com a simpatia característica abriu a porta da Casa para o mestre Darcy Ribeiro entrar, em formato de livro.
Foi um encontro amistoso do qual participou também o professor da premiada Escola de Contas e Captação Pedro Aleixo, do TCEMG, Rodrigo Marzano Antunes Miranda, articulista do Diário de Minas, título de jornal que fará 170 anos em 2026.
O Conselheiro Durval Ângelo, no pouco tempo, mas suficiente para entrega do livro, sentados os quatro no salão de galeria dos presidentes anteriores do TCEMG, ele pôde demonstrar sua intimidade com Darcy, e como um dos admiradores dele, ao ponto de imitar o jeito do mestre falar e comentar sobre o fascínio intelectual que ele despertava em todos e principalmente nas mulheres.
O TCEMG, sob a direção de Durval Ângelo vive um bom momento com a conquista do 1º lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2025, premiação concedida pela Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), em Brasília (DF).
O reconhecimento obtido por meio do projeto “Jogo do Tributo”, considerado – “uma iniciativa inovadora”, causa de transformação da compreensão sobre tributação e gestão pública em todo o Estado.
O tempo em que ficamos ali no salão, entre uma conversa e outra, sobre o montes-clarino que o mundo inteiro conhece a obra e também sobre o irmão dele, Mário Ribeiro, ex-prefeito de Montes Claros, o Conselheiro manuseava o livro “Darcy Ribeiro do Fazimento” e lia algum trecho. Foi ao final do livro e viu as fotos.
Cheio de compromissos, ele se despediu, não sem antes registramos o momento da entrega do exemplar ao excelentíssimo Conselheiro.
*Alberto Sena é jornalista e escritor

