“Expocachaça” catapulta o setor
De hoje até o dia 7 grande será a visibilidade de marcas de cachaça, com relevância maior para as de Salinas, que ganha o título de “Região Geográfica” de produção dado pelo Inpi
04-07-2024 às 09h:25
Direto da Redação
Para quem não possui senso de medida, ela, a cachaça, pode não oferecer um bom resultado, mas se olhada sob o aspecto econômico a correspondência pode ser considerada boa para quem produz. E sendo uma marca de qualidade, como Havana e Seleta, produzidas em Salinas, aí, então, o produto pode até superar bebidas como os melhores uísques escoceses.
Quem quiser comprovar o que é acabado de relatar, que dê um pulo, como se diz, na 33ª Expocachaça, em Belo Horizonte, no “Centerminas Power Shopping”, na Avenida Pastor Anselmo Silvestre, 1495, Bairro União, onde o Sebrae Minas apresentará 30 marcas da Região de Salinas, no Norte de Minas, com divulgação da origem, da cultura e dos produtores locais.
A região exibe a fama de produzir as melhores cachaças, o que é reconhecido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), desde 2012, quando apontou a região com a indicação “geográfica” por sua qualidade de “água que passarinho não bebe”, como costuma ser chamada a cachaça.
E tem a expectativa de contar com 250 expositores e mais de dois mil produtos, que deverão levar ao local do evento 20 mil visitantes, com possibilidade de gerar R$ 30 milhões em negócios.
Segundo Jean de Oliveira, presidente da Associação dos Produtores de Cachaça de Salinas (APACS), a Expocachaça vai expor 54 marcas de cachaça produzidas na Região de Salinas, 30 delas contam com o apoio do Sebrae Minas. “Queremos mostrar” – ele disse – “a Cachaça de Salinas para o mundo, gerando uma visibilidade gigantesca”.
Até mesmo na Câmara de Deputados há os apreciadores da cachaça e tanto é verdadeiro isso, que, Salinas foi reconhecida naquela Casa como “a capital nacional da cachaça”. As marcas Seleta e Havana, além de outras “ganham expressão”, segundo o presidente da APACS.
Ele estima em 30% o aumento nas vendas de cachaça em comparação com o ano passado porque na exposição que começa hoje e vai até o dia 7, domingo, novidades serão apresentadas.
“No evento, haverá degustação, exposição de rótulos e venda direta, proporcionando aos visitantes a oportunidade de conhecer a história de cada marca. A participação visa fortalecer a associação e a indicação geográfica, um marco importante para a região”, disse ele.
Para os produtores de aguardente, a Expocachaça é dos mais importantes eventos do setor porque é uma vitrine para os pequenos produtores, uma oportunidade de eles apresentarem suas marcas, manterem contatos comerciais a fim de expandir os seus negócios.
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