
Romeu Zema se lança candidato a candidato a presidente da república pelo partido (Novo) - créditos: divulgação
15-08-2025 às 09h29
Direto da Redação
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), vai oficializar amanhã, sábado (16/8) sua pré-candidatura à Presidência da República para 2026. O lançamento será em São Paulo, com presença de aliados da direita.
No inicio deste ano o Instituto de Pesquisa Quaest colocou a administração do governador com 62% de aprovação pelos mineiros e 30% de desaprovação. Foram ouvidos 1.482 eleitores com 16 anos ou mais.
Zema, que já vinha demonstrando interesse em disputar o cargo, deve enfrentar nomes do mesmo campo político, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), que também já lançou sua pré-candidatura.
O evento reunirá políticos como Deltan Dallagnol, embaixador do Novo; os deputados federais Ricardo Salles (Novo-SP) e Gilson Marques (Novo-SC); e o desembargador aposentado Sebastião Coelho, pré-candidato ao Senado em 2026.
Nos bastidores, outros nomes da direita também são cogitados, como os governadores Ratinho Jr. (PR) e Tarcísio de Freitas (SP), embora este último só deva entrar na disputa caso Jair Bolsonaro (PL) permaneça inelegível.
Zema aposta em seu estilo mineiro de gestão, com foco na responsabilidade fiscal, para se apresentar como uma opção mais moderada dentro do campo conservador.
Fonte: Análise estudo do DMdata departamento de pesquisa do Diário de Minas