11-01-2026 às 10h40
Direto da Redação
O Vice-Almirante Vagner Belarmino de Oliveira assumiu a Comunicação Estratégica da Marinha (CCEN), em Brasília (DF), substituindo a Alexandre Taumaturgo Pavoni, que encerrou carreira na ativa e já faz parte do quadro de oficiais da reserva da Marinha. A transmissão de cargo se deu no Centro de Comunicação Estratégica da Marinha (CCEM), presidida pelo Comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, no dia 7 deste janeiro de 2026, na Esplanada dos Ministérios.

Vice-Almirante Vagner Belarmino de Oliveira, Novo Diretor do CCEM
A transmissão de cargo foi no Salão Almirante Benjamin Sodré, espaço considerado de alto nível e onde são realizados atos institucionais. Foi uma solenidade de caráter reservado, da qual participaram oficiais da área de comunicação, representantes de outras Forças Armadas e convidados especiais. Tudo se deu dentro do perfil estratégico do órgão e evidentemente levando-se em conta a sensibilidade das atividades desenvolvidas pelo CCEM tanto no âmbito institucional como o informacional.
O Centro de Comunicação Estratégica da Marinha, antes chamado Centro de Comunicação Social da Marinha, tem por finalidade gerenciar “a imagem institucional, a informação e o relacionamento da Força com a sociedade e a imprensa”. Em outras palavras, o Centro é a fonte oficial de notícias, por meio dela são produzidos “conteúdos jornalísticos, campanhas institucionais e ações de relacionamento com o público”.
Faz também assessoria de imprensa nacional e internacional, além de divulgar ações da Marinha, no tocante à campanha de engajamento, a exemplo da mais recente “Vem pra Marinha”. Desenvolve o fortalecimento da cultura analítica, com dados e métricas que aprimoram a comunicação institucional.

Vice-Almirante Alexandre Taumaturgo Pavoni
Alinhada ao Plano Estratégico da Marinha (PEM 2040), a CCEM atua na integração da comunicação, tecnologia e capacitação de pessoal, com o intuito de levar a informação a públicos diversos; informações relacionadas a temas sensíveis à defesa, tais como “o conceito da Amazônia Azul e a presença naval brasileira no Atlântico Sul”.
Na realidade, o Centro é o “cérebro da comunicação da Marinha”, transformando em informações as decisões estratégicas e as atividades operacionais. Com um detalhe da mais alta importância: torna acessível ao público comum informação confiável, baseada em interesses nacionais.
Para prestar esse tipo de serviço, a Marinha conta com estrutura adequada em Brasília (CCEM), Rio de Janeiro (CCEM-Rio) e a Agência Marinha de Notícias.
*Agência Marinha Notícias.

