Tradicionalmente, a Vesperata é apresentada em Diamantina, mas desta vez, será a partir das sacadas do Palácio da Liberdade. Os portões serão abertos a partir das 19h, no dia 9 deste mês de setembro.
A “Vesperata” de Diamantina, uma das mais tradicionais manifestações culturais de Minas Gerais, levará sua experiência sonora única para as sacadas do Palácio da Liberdade pela primeira vez, dia 9 de setembro, a partir das 20h, com os portões abertos a partir das 19h. O grupo traz para a capital o repertório dos concertos a céu que abrangem diversos estilos, desde músicas clássicas ao cancioneiro popular brasileiro.
O evento aberto ao público e com entrada gratuita acontecerá no primeiro dia de atividade da Semana do Ministério Público 2024, que tem como tema “O MPMG rumo aos 40 anos da Constituição Federal”. Entre os dias 9 e 13 de setembro, haverá inaugurações, premiações, atrações culturais, além de uma exposição interativa e um simpósio com importantes nomes do Judiciário nacional. A solenidade de entrega da Medalha do Mérito do Ministério Público encerrará as atividades.
A “Vesperata” de Diamantina encanta o público local e os visitantes há mais de duas décadas. Por sua tradição e relevância, desde 2016, o concerto ao ar livre possui o título de patrimônio cultural de Minas Gerais. Os músicos realizam o espetáculo das sacadas dos casarios seculares da Rua da Quitanda, atraindo o público que confere a apresentação da rua.
A “Vesperata” nasceu de uma tradição religiosa, nos séculos 18 e 19, quando, no período das vésperas – a parte da Liturgia das Horas, ritual católico de oração celebrado à tarde – músicos tocavam instrumentos nas sacadas e janelas dos casarões. Hoje, o evento não possui mais cunho religioso, com a orquestra formada pela banda militar de Diamantina e pela banda mirim. “Vesperata” de Diamantina no Palácio da Liberdade, a partir das 20h (os portões serão abertos às 19h) Entrada gratuita
*Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 informações para sergio1moreira@bol.com.br