Essa posição põe o município em destaque no País. Para enxergar isso basta fazer uma comparação com outros municípios mineiros, inclusive em termos de população de mais de 650 mil almas.
h:25-11-2024 às 09h:28
Direto da Redação
Minas Gerais é realmente um Estado rico potencialmente, embora a mesma coisa não se possa estender ao seu povo, mas quem tem olhos de ver percebe que aos trancos e arrancos (e não barrancos), vai seguindo a sua sina de desenvolvimento sócio econômico, apesar de pecar no ambiental.
Montes Claros é um exemplo desse desenvolvimento, no Norte de Minas, mas o objetivo é mostrar, aqui, o caso de Uberlândia, que dispõe de tudo ao redor, devido à localização, no centro do território nacional, para ser um exemplo a ser seguido.
O município se tornou um polo de desenvolvimento econômico e industrial no Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) da indústria local, como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cresceu entre 2002 e 2021 mais de 764%, o que é no mínimo admirável.
Essa posição põe o município de Uberlândia em destaque no Brasil e para enxergar isso basta fazer uma comparação com outros municípios mineiros, inclusive em termos de população de de mais de 650 mil almas.
No campo da produção industrial, o município ocupa a 28ª posição demonstrando um notável aumento de arrecadação, que atingiu a marca de R$ 10,57 bilhões no último relatório do IBGE
.
Evidentemente, para alcançar essa posição a varinha de condão foram investimentos “substanciais em áreas prioritárias como saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento social”. Essas iniciativas não só melhoraram a qualidade de vida da população, mas criaram visgo e atraíram investimentos e confiança de empresários.
Ao contrário de Montes Claros, Uberlândia conta com recursos hídricos abundantes e de qualidade. Claro que favorece em cheio a expansão industrial e também facilita o escoamento da produção.
O avanço de Uberlândia cresce ao ser comparado com Nova Iguaçu, Santo André, Osasco e Ribeirão Preto que estão ali por perto. O diferencial é a política de abertura de novos negócios e o investimento na modernização e inovação dos processos administrativos.
Por aqui, Uberlândia teria superado Belo Horizonte, Contagem e Juiz de Fora em termos de PIB industrial. BH, 327,24% de evolução na indústria; Contagem; 387,02% de evolução na indústria; Juiz de Fora: 471,48% de evolução na indústria.
Com um plano estratégico focado no desenvolvimento contínuo, Uberlândia está bem posicionada para manter e até acelerar seu crescimento em anos futuros.
A Municipalidade certamente vai continuar a investir no rumo que vem dando certo, isto é, infraestrutura, serviços públicos e políticas que despertem o empreendedorismo, baseado na sustentabilidade desse modelo de seu desenvolvimento econômico e industrial.