Créditos: Divulgação
28-06-2026 às 12h19
Teca Lobato*
Antecipando as comemorações do Dia da Gastronomia Mineira, celebrado em 5 de julho, a Semana da Cozinha Mineira reunirá representantes do setor, além de nomes do turismo, da cultura, da produção rural, do poder público e da economia criativa, entre os dias 1º e 3 de julho. As atividades acontecem na Cozinha Interativa Itambé Cumbucca, instalada no tradicional Mercado Central de Belo Horizonte, e também marcam o início de uma articulação para fortalecer Minas Gerais como referência nacional em eventos gastronômicos.
A data homenageia o escritor, pesquisador e cronista mineiro Eduardo Frieiro, uma das maiores referências nos estudos sobre a cultura alimentar de Minas Gerais. Inspirada em seu legado, a Semana propõe um encontro entre tradição, inovação e desenvolvimento econômico em uma ampla troca de experiências.
Ao longo dos três dias, os participantes poderão acompanhar painéis, mesas-redondas, cozinhas ao vivo, degustações, oficinas e homenagens. A proposta é criar um ambiente propício para o compartilhamento de conhecimento e para a valorização dos ingredientes e dos modos de fazer que transformaram Minas Gerais em uma das principais referências gastronômicas do país.
A abertura oficial acontece no dia 1º de julho, às 10h, e contará com a presença do premiado chef Leonardo Paixão, que ministrará a palestra Cozinha Mineira, tradição e inovação. A programação inclui ainda painéis temáticos sobre agricultura familiar, sustentabilidade, economia criativa, enoturismo, turismo rural, experiências turísticas, salvaguarda da cozinha mineira e desenvolvimento dos territórios, além de atividades voltadas ao fortalecimento da cadeia produtiva da gastronomia.
Cozinha mineira como patrimônio e desenvolvimento
Em Minas Gerais, o setor movimenta cerca de R$ 47 bilhões por ano, segundo levantamento da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). A gastronomia mineira, no entanto, representa muito mais do que um importante vetor econômico: ela traduz a história, a identidade, as tradições e a riqueza cultural do estado.
A Semana também propõe um olhar para as raízes da cozinha mineira, formada pelo encontro entre influências indígenas, africanas e tropeiras, além das tradições preservadas nas fazendas, nos quintais e nas cozinhas de família.
Mais do que promover um grande encontro, a Cumbucca busca consolidar um espaço permanente de reflexão, promoção e fortalecimento da cultura mineira. A iniciativa também reforça a cozinha como estratégia de desenvolvimento socioeconômico e promoção turística de Minas Gerais, valorizando histórias, memórias e territórios nos 853 municípios do estado.
Como desdobramento da programação, a Cumbucca propõe a articulação de um pacto para fortalecer Minas Gerais como um dos principais destinos gastronômicos do país, buscando o recorde inédito para o Estado como território com maior número de eventos gastronômicos do país. A iniciativa pretende reunir o Sebrae, o Senac, e a Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais e demais parceiros estratégicos em torno de uma agenda comum, ampliando a visibilidade da gastronomia mineira.
A Semana da Cozinha Mineira é realizada pela Cumbucca, com apoio institucional do Instituto Eduardo Frieiro, Sebrae, Belotur e Prefeitura de Belo Horizonte; apoio educacional do Senac, integrado ao Sistema Fecomércio MG; e parceria do Mercado Central de Belo Horizonte, 3 Corações, Itambé, Frente da Gastronomia Mineira e de importantes órgãos governamentais do estado.
Cumbucca
Responsável por conectar todos os setores da gastronomia e do turismo de Minas Gerais com a economia criativa, a Cumbucca é uma plataforma especializada em projetos que apoiam políticas públicas, iniciativas privadas e do terceiro setor em prol do desenvolvimento do segmento no estado. Com a atenção voltada ao protagonismo de todas as áreas do setor, a iniciativa envolve desde o pequeno produtor até os empresários e consumidores.
Outra importante iniciativa desenvolvida pela Cumbucca é a Cozinha Interativa Itambé: uma cozinha-escola com oficinas, aulas e experiências imersivas, um espaço para a criação de projetos especiais, aliando tradição ao que há de mais inovador na cena gastronômica, além de um local para promoção de uma agenda cultural vibrante que celebra Minas em diferentes formatos e propostas.
PROGRAMAÇÃO
01 de julho | Quarta-feira
10h | Solenidade de abertura
Recepção com Café Mineiro.
10h40 | Cozinha Mineira: tradição e inovação
Com Leonardo Paixão (Glouton, Ninita, Macaréu e Nicolau).
11h20 | Cozinha ao vivo | Fogão a lenha – Doce da nossa terra
Preparo de canjica com doce de leite e coco no tacho de cobre, com a chef Fabí Rodrigues (Cumbucca).
14h | Salvaguarda da Cozinha Afro-Mineira: patrimônio, memória e saberes tradicionais
Mediação: Steffane Pereira Santos (IEPHA-MG)
Convidadas: Danny Mendes (Jabakule) e Milsane de Paula (Cozinha São Sebastião).
16h | Cozinha ao vivo | Feijão tropeiro: do gesto ao prato
Com Juliana Duarte (Cozinha Santo Antônio) e José Newton Meneses (UFMG).
18h | Belo Horizonte no mundo: a força da cozinha mineira
Bate-papo com a delegação de Belo Horizonte que participou do Festival Internacional de Gastronomia em Macau, promovendo a cultura alimentar mineira internacionalmente.
Mediação: Eduardo Cruvinel (Belotur/PBH)
Convidados: Vitor Velloso e Isabela Rocha (Bar Pirex); Bernardo Cançado e André Castanheira (Café Palhares); Fernanda Abdallah e Eduardo Pimentel (Feijão Maletta).
02 de julho | Quinta-feira
10h | Da tradição à inovação: o novo cenário da formação profissional
Com Edson Puiati e Moisés Gonzaga (Senac em Minas).
13h | Do território à mesa: a cozinha mineira na construção dos destinos
Mediação: Emanuelle Oliveira (Secult-MG)
Convidadas: Nathalia Heringer (Sebrae Minas), Erica Maia (IGR Veredas) e Mariela Franca (IGR Grutas).
15h | Cozinha ao vivo | Sanduíche de chouriço com linguiça e queijo minas – de onde veio, onde está e para onde vai
Com Márcia Nunes (Dona Lucinha) e Flávio Trombino (Xapuri).
17h | Gastronomia e sustentabilidade econômica: práticas que impulsionam e desenvolvem
Mediação: Vani Fonseca (Senac em Minas)
Convidados: Rodrigo Bernardini (Instituto ITI) e Julio Fontoura (Município de Ipanema/MG).
03 de julho | Sexta-feira
11h | Eventos gastronômicos de Minas Gerais e o desenvolvimento dos territórios
Mediação: Simone Lopes (Sebrae Minas)
Convidada: Ana Sandim (Ingrediente da Vez).
13h | Terroir Uai: Minas Gerais, território dos vinhos
Mediação: Patrícia Moreira (Secult-MG)
Convidados: Ana Borges (Casa da Uva) e Gustavo Giacchero (Fasano e Seu Vin).
16h | Turismo e território rural: como a economia circular pode fortalecer a agricultura familiar
Mediação: Rafael Ruh (IGR Caminhos Gerais e FGM)
Convidadas: Thatiana Garcia (Emater-MG) e Elizete Aparecida Moura Machado (Epamig Minas).
18h | Cozinha ao vivo | Quitandas: o pão de queijo, o queijo, o porco e o doce de leite
Com a chef Fabí Rodrigues (Cumbucca), Carol Fadel e Maria Clara (Matula Cozinha).

