02-02-2025 às 09h00
Soelson Araújo*
Um dos últimos políticos da velha guarda mineira, Newton Cardos foi prefeito de Contagem por três mandatos, deputado federal por dois mandatos e governador de Minas Gerais 87/1990. Ele recebeu o apelido carinhoso de “O trator de Minas”.
Sua passagem ocorreu nesta manhã, 02/2025 em Belo Horizonte. Ele estava internado em um hospital de BH já em estado de muita atenção, o que levou a família até mesmo a publicar uma nota prévia de seu quadro delicado de saúde.
Newton Cardoso tinha 86 anos, nascido em Brumado, Sul da Bahia, separado da ex-esposa, Maria Lúcia de Mendonça Cardoso, atual prefeita reeleita de Pitangui, Oeste de Minas. Teve 4 filhos juntos. A causa morte não foi informada.
O Velório ocorrerá no Palácio da Liberdade aberto ao público, nesta segunda-feira 03/02, Centro Sul de BH, das 10h00 até as 17h.
O Diário de Minas rende suas homenagens ao grande político e pessoa humana, Newton Cardoso com matérias e artigos ao longo desta semana elencando o seu legado impar na história de Minas e do Brasil.
(*) Soelson Araújo é diretor-presidente do Diário de Minas