Os mineiros interessados nas águas interiores de Minas poderão ampliar os seus horizontes no mar de águas salgadas, com possibilidade de dar voltas ao mundo.
11-11-2024 às 09h:13
Direto da Redação
Estimular nos alunos a mentalidade marítima, “uma visão de mundo que valoriza o mar e suas atividades como fundamentais para o desenvolvimento sustentável e a soberania nacional”.
É esse o objetivo do projeto “Mar de Escolhas”, oferecido no Rio de Janeiro pela Fundação de Estudos do Mar (Femar), em parceria com o Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM).
Os mineiros interessados nas águas interiores de Minas poderão ampliar os seus horizontes no mar de águas salgadas, com possibilidade de dar voltas ao mundo.
O projeto tem o condão de causar impacto educacional, como foi explicado em palestras na Escola Municipal Professora Zuleica Nunes de Alencar, quando a importância da Marinha para o País e as oportunidades oferecidas pelo setor marítima foram destacadas.
Por meio do projeto, os jovens são informados e orientados quanto as várias possibilidades de iniciarem uma carreira relacionada com o setor marítimo. São possibilidades que vão desde a Marinha do Brasil até a Marinha Mercante.
Mais do que despertar nos jovens a perspectiva de uma profissão, uma base educacional sólida é oferecida pelo projeto de modo a no mínimo despertar a curiosidade e motivar reflexões a quem estiver carregado de sonhos.
“Mar de Escolhas” contribui para o futuro do setor marítimo brasileiro ao motivar novos talentos para abraçarem essa área de fundamental importância para a sociedade e economia do Brasil.
Total de 250 alunos do período 8º e 9º da Escola Municipal Professora Zuleica Nunes de Alencar ouviram o diretor do CCSM, Contra-Almirante Alexandre Taumaturgo Alexandre Pavoni, que conduziu um quiz interativo para envolver os alunos e apresentar as diversas formas de ingresso na Marinha do Brasil.
É possível que em meio aos 250 jovens ouvintes muitos estejam interessados porque conheceram a rotina e a importância da MB para proteção e o desenvolvimento do Brasil.
Em sua fala, o capitão de Longo Curso Luiz Alberto Cristiano, instrutor da FEMAR, destacou as oportunidades de carreira na Marinha Mercante, e o papel da navegação comercial e da logística marítima para o comércio e a economia do Brasil.
A gerente de Ensino da Femar, Priscilla Wandermurem,
e Camila Nogueira, Assistente de Ensino, apresentaram os cursos oferecidos pela Fundação, estimulando os jovens em busca de formação profissional para o engrandecimento do setor marítimo nacional.