
Lula defendeu resposta comum do Brics ao tarifaço, e Modi vai à China pela primeira vez em sete anos para reunião com Xi. Créditos: Li Xueren/Xinhua/picture alliance via Deutsche Welle
08-09-20254 às 10h06
Direto da Redação*
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera, na manhã desta segunda-feira (8), uma cúpula virtual com chefes de Estado dos países que compõem o Brics, bloco de nações emergentes do Sul Global. O encontro, marcado para as 9h, foi convocado pelo Brasil, que exerce a presidência rotativa do grupo.
Participam da reunião Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia, Irã e Arábia Saudita. De acordo com integrantes do governo, a agenda não se restringe às sobretaxas impostas pelos Estados Unidos a países do bloco, mas também aborda conflitos internacionais e os preparativos para a COP30.
Na abertura, Lula deve apresentar um discurso como anfitrião, seguido das manifestações dos demais líderes. A expectativa é que o presidente brasileiro reforce a defesa da soberania nacional diante das medidas adotadas por Washington, conduzindo a fala em tom moderado para evitar novos atritos com o governo de Donald Trump.