Marinha do Brasil, autoria passeios de embarcações na Lagoa da Pampulha - créditos: divulgação
14-12-2025 14h36
Sérgio Moreira*
Um dos principais cartões postais de Belo Horizonte, vai ganhar uma nova atração, a lagoa da Pampulha terá os passeios de barcos na lagoa, através do apoio da Prefeitura e a Marinha do Brasil. O tour na Lagoa da Pampulha acontecerá de quinta a domingo com três partidas diárias entre 8h e 17h. Os ingressos serão gratuitos e disponibilizados em site próprio. O passeio terá a duração de uma hora e percorrerá trajeto que possibilitará contemplação do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, idealizado por Oscar Niemeyer.
O barco que será utilizado nos passeios na Lagoa da Pampulha já está pronto para iniciar os percursos, que deverão começar entre os dias 20 e 25 de dezembro, conforme anunciou o prefeito Álvaro Damião, no dia 13 de dezembro, que esteve com integrantes da Marinha, na vistoria no cartão postal da .
O barco está ainda em terra às margens da lagoa, próximo ao Museu de Arte Moderna. Ao lado de representantes da Marinha, o prefeito realizou neste sábado vistoria no trajeto que será realizado pelo barco.
A data exata para o início do passeio não foi definida porque o barco precisará passar por adaptações. Será plotado com a logomarca da prefeitura e ganhará uma plataforma superior. A embarcação chegou dia 12 de dezembro à tarde na capital. As partidas acontecerão do Centro de Atendimento ao Turista (CAT).
“Hoje é um dia muito importante para nós, belorizontinos, mineiros, para todos aqueles que gostam da Lagoa da Pampulha. No dia 13 de dezembro, dia do marinheiro, a gente oficializa a navegação na Lagoa da Pampulha”, afirmou Damião, após a vistoria. Conforme o prefeito, ainda há esgoto sendo lançado na lagoa, mas não nos pontos pelos quais o barco passará.
Inicialmente, somente o barco da prefeitura e lanchas da Marinha têm autorização para a navegação. “Volto a frisar que navegar não é direito para nadar. A navegação vai ser feita através de um decreto, autorizativo da prefeitura em parceria com a Marinha do Brasil, que tem nos ajudados muito”, afirmou o prefeito.
Conforme o prefeito, outras embarcações serão autorizadas posteriormente. “Aquele que tem o sonho de andar de jet ski, dentro da lagoa, como eu também tenho. Que tem o sonho de andar com o barco dele dentro da lagoa, vai ter que aguardar um pouco mais. É tudo muito novo. A gente vai devagar com responsabilidade. Por enquanto são passeios que as poderão fazer nessa embarcação que ganhou a licitação da prefeitura”.
leia o site de notícias do jornal diariodeminas.com.br
Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 informações para sergio51moreira@bol.com.br

