A conta vai chegar em 2025, com desconto de 5% para quem pagar integralmente e com a possibilidade de dividir tudo em 11 meses. PBH diz que não aumentou o imposto, só corrigiu
31-12-2024 às 09h59
Direto da Redação
Todo ano é a mesma coisa, em termos de contas a pagar, a começar pelo Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2025. Este é só o começo para quem possui família e filhos em idade escolar, dentre outras despesas.
Mas vamos ficar com o IPTU da capital mineira, que vem com reajuste de 4,71% em 2025, prometendo desconto de 5% para quem fizer a quitação total, com a facilidade de fazer pelo PIX. Mas para quem não está abonado assim, tem a opção de dividir em até 11 vezes para sentir o quanto paga e precisa ver essa dinheirama transformada em benefícios para os cidadãos que pagam as contas.
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) garante que o aumento referido é baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-e), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em entrevista coletiva, Mateus Pacheco, diretor de cadastro da prefeitura afirmou que o executivo municipal só atualizou o valor do IPTU. “Não houve aumento. Fizemos o reajuste de 4,71% correspondente ao IPCA-e calculado pelo IBGE”.
Como disse ele, em 2025, os registros são de cerca de 867 mil imóveis em cadastro imobiliário, dos quais “780 mil com lançamento de IPTU e 87 mil sem lançamento (desonerações integrais)”. Chegou a R$ 2,68 bilhões o total lançado com IPTU e taxas para 2025. “A arrecadação esperada é de R$ 2,25 bilhões, com 84% de adimplência. Historicamente, metade desse montante é quitado em janeiro com os pagamentos antecipados”, disse Pacheco.
O desconto de 5% vale para quem quitar tudo até o dia 31 de janeiro. Além de estarem disponíveis no Portal da PBH, a partir de 1° de janeiro, as guias de pagamento serão enviadas pelos Correios.
Se o contribuinte achar que é preciso solicitar a revisão do valor do imposto poderá fazer isso entre 2 de janeiro a 1º de fevereiro, tanto pelo Portal da PBH como pessoalmente, sob agendamento prévio no site, no BH Resolve, na Rua Caetés, 342, Centro.