04-02-2025 às 11h11
Direto da redação
O montesclarino Humberto Souto faleceu nesta manhã de terceira-feira, 04/02, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). Ele tinha 90 anos de idade; foi prefeito de Montes Claros por duas vezes. Sua vida política foi pautada por uma postura de probidade com a coisa pública em toda sua carreira política. Ele estava em Brasília desde o dia 10 de janeiro em tratamento, como noticiado pelo Diário de Minas.
Deputado federal por diversos mandatos pelo Norte de Minas, contribuiu muito para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. No mandato presidencial do ex-presidente Collor de Melo, Humberto Souto foi seu líder de governo e não obstante os motivos que levaram a perda do mandato de Collor, Humberto Souto manteve uma postura invejável de lealdade até a última hora.
Humberto Souto foi um parlamentar e um prefeito exemplar e respeitado por todos os seus pares, dado à sua postura firme e coerente com os princípios republicanos, fato este, que o levou a ser escolhido para ocupar o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União, TCU.
A política de Minas Gerais perde hoje um dos grandes expoentes da vida pública. Ele deixa a companheira e quatro filhos, além de um exemplo e legado invejável para os políticos atuais e das futuras gerações.