Créditos: Divulgação
22-01-2026 às 16h37
Rubens do Monte*
O Estado mineiro não possui mar, mas desfruta de rios e lagos – o de Furnas é como um mar – mas nem por isto ou por isso mesmo, faz parte de uma experiência de destacada importância, desde 2019, integra o 197° MG Grupo Escoteiro do Mar Encouraçado de Minas Gerais. A experiência acontece na capital, e é chamada de “Modalidade do mar do Movimento Escoteiro”.
É de bom alvitre destacar que este “Grupo Escoteiro do Mar de Belo Horizonte” é único e tido como o primeiro na modalidade em Minas Gerais, o que é uma prova de que o “escotismo do mar” pode e vai muito além das praias. Na realidade, não há obstáculo para a formação náutica, cidadã e ambiental de crianças e jovens.
O importante também é que essa modalidade pode ser praticada em qualquer corpo d’água navegável, daí prescindir do oceano. É especial para Minas Gerais, Estado mediterrâneo. Calha bem em rios, lagos, represas, baías e áreas alagadas. Simplesmente porque utiliza técnicas de marinharia, isto é, vela, remo, navegação, exploração aquática e vida ao ar livre. Com observância da segurança, sempre, mais a necessidade de ser trabalho em equipe e como não poderia deixar de ser, com total respeito ao meio ambiente, a casa de todos nós.
A capacidade técnica de se adaptar à realidade mineira funciona como uma espécie de diálogo direto da Marinha do Brasil com a exuberante vocação hidrográfica do Estado, o que lhe valeu o epíteto de “Caixa D’Água de Minas Gerais”. Toda essa riqueza hídrica é estratégica porque alimenta grandes bacias hidrográficas brasileiras. Então é, aqui mesmo, que o “escotismo do mar” vai ao encontro para participar da formação de jovens conscientes da importância da água como recurso natural, social e econômico.

Esta é uma boa oportunidade para falar mais do grupo, que ocupa um capítulo da história brasileira. Numa rememoração, segundo a literatura, o Encouraçado Minas Geraes “foi o navio que, em 1910, trouxe ao País oficiais da Marinha do Brasil que tiveram contato com o escotismo na Inglaterra”. Poucos anos antes, em 1907, idelizado por Robert Baden-Powell. O início do movimento, hoje centenário e atuante em todo o território nacional, foi marcado pela chegada do navio vindo da Inglaterra.
O vínculo histórico entre o escotismo e a Marinha do Brasil segue vivo como sempre e, aqui, são dois os Grupos Escoteiros do Mar: o GERMar Encouraçado Minas Geraes, em Belo Horizonte; e o GERMar Piraporé, no munícipio de Pirapora, às margens do Rio São Francisco. Os dois contam com apoio institucional da Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania Fluvial de Minas Gerais e da Delegacia Fluvial de Pirapora.
Neste ano de 2026, que se iniciou chuvoso, aqui, por essas plagas, é comemorado os 100 anos da presença da Marinha do Brasil em Minas, o que é considerado um grande marco devido à relevância social, econômica e estratégica do Rio São Francisco. Ele não só dá impulso ao desenvolvimento regional, como reforça também a importância de Minas para a defesa, a navegação interior e a gestão dos recursos hídricos do País. Sua história é marcada pelo compromisso com a soberania, o civismo e o desenvolvimento humano, formando gerações de cidadãos e lideranças.
Este centenário da Marinha do Estado de Minas Gerais marca também o quão presente está a Marinha do Brasil, sua tradição, e reafirma sua função como instituição de valores, serviço e identidade, projetando-se para o futuro com o mesmo espírito de honra, lealdade e dedicação ao Brasil e a Minas Gerais. Em Belo Horizonte, o mar pode não estar no horizonte, mas o espírito marinheiro navega firme pelas águas mineiras.
A bem dizer, o “Movimento Escoteiro” é educacional para jovens, voluntários, apartidários e sem fins lucrativos. Complementa a educação formal com atividades práticas, ao ar livre e em equipe. Tem por base valores como cidadania, liderança, solidariedade, respeito à natureza e responsabilidade social.
São três as modalidades de escotismo no País e a primeira delas é “Modalidade Básica”. Por sinal é a mais difundida, com a prática essencial do escotismo com atividades em terra, ao ar livre, como excursões, campismo, artes mateiras, montanhismo, jornadas e diferentes formas de explorar novas regiões,
A segunda é a “Modalidade do Mar”, que oferece atividades consideradas essenciais, aliadas ao desenvolvimento de habilidades específicas relacionadas à marinharia e ao ambiente aquático, tudo voltado às experiência de navegação e exploração do ambiente aquático.
A terceira é a “Modalidade do Ar”, com oportunidades específicas de aprendizagem voltadas à aviação e ao ambiente aeronáutico, como complemento às habilidades essenciais.
De jovens a adultos, toda gente pode se integrar ao movimento escoteiro. Há atividades adaptáveis às diferentes faixas de idades: Lobinhos (de 6,5 a 10 anos); Escoteiros (11 a 14 anos); Sêniores (15 a 17 anos); e Pioneiros (18 a 22 anos). Além dos adultos voluntários que atuam como chefes (escotistas e dirigentes).
É possível cultivar o gosto pela vida na água, é o que comprova o Grupo Encouraçado do Mar Minas Gerais e apreender técnicas náuticas que redundará na formação de cidadãos e formar cidadãos conscientes mesmo longe do mar.

Nessas circunstâncias, as salas de aulas são os rios e represas, salas de aulas vivas, de onde jorram valores, habilidades e amizades são construídas. Sem falar da oportunidade de desenvolvimento de atividades escoteiras em terra firme, o que é parte integrante da fase de aplicação do programa educativo. Além disso, o grupo também desenvolve atividades escoteiras em terra firme, sendo parte integrante da aplicação do programa educativo.
Famílias que desejam para os seus uma atividade educativa, segura e cheia de significado, o escotismo — e especialmente a modalidade do mar — chega até você, leitor, como convite à aventura, ao aprendizado e ao serviço à sociedade.

Aos sábados, das 9h às 12h são realizadas as reuniões do 197 MG GEMar Encouraçado Minas Geraes, no Clube da Vila Militar da Marinha, situado à Rua Morse Belém Teixeira, 29 – Bairro São Luiz, Belo Horizonte – MG.
As inscrições para o “Grupo Escoteiro do Mar Encouraçado Minas Geraes” estão abertas para todas as faixas etárias. Para mais informações: www.instagram.com/gemar197
*Rubens do Monte é Chefe Escoteiro – 197 MG GEMar Encouraçado Minas Geraes;

