Créditos: Freepik
30-01-2026 às 09h54
Bruna Machado*
O Dia Nacional da Mamografia, celebrado em 1º de fevereiro, é um convite à reflexão sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e do acesso a tratamentos adequados, especialmente nas fases iniciais da doença. Em um cenário em que a maioria dos casos no Brasil ainda é diagnosticada tardiamente, o reforço à conscientização e ao rastreamento se torna urgente[i].
Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o país registrou cerca de 74 mil novos casos de câncer de mama por ano até 20253. Embora o Ministério da Saúde esteja avançando em iniciativas como a ampliação da faixa etária para mamografia a partir do ano passado e a implementação do Programa Mais Acesso a Especialidades (PMAE), a taxa de cobertura mamográfica segue muito abaixo do ideal: apenas 25% das mulheres entre 50 e 69 anos realizam o exame no intervalo recomendado, diante de uma meta global de 70%1,2, definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda o rastreamento mamográfico bienal para mulheres entre 50 e 74 anos.
Esse dado é preocupante, já que mais da metade das pacientes (55,9%) são diagnosticadas em estágios avançados (III e IV)3,4. Para alcançar melhores desfechos no tratamento do câncer de mama, é fundamental que o diagnóstico aconteça nas fases iniciais (I e II). Nesses estágios, há mais possibilidades de adoção de terapias menos agressivas, incluindo o tratamento adjuvante, realizado após o procedimento primário com o objetivo de eliminar possíveis células cancerígenas remanescentes, contribuindo para a redução do risco de o câncer voltar futuramente3,[ii].
“Detectar o câncer de mama precocemente é o primeiro passo para ampliar as chances de um tratamento eficaz e menos invasivo. Com o acesso oportuno à mamografia e ao cuidado adequado, é possível transformar essa jornada”, afirma Dra. Maira Caleffi, mastologista e presidente voluntária da FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama.
O rastreamento efetivo, o diagnóstico precoce e o acesso a terapias na fase inicial da doença são essenciais para mudar o panorama do câncer de mama no Brasil. Neste Dia Nacional da Mamografia, a data reforça um chamado à ação: fortalecer políticas públicas, ampliar o acesso a exames e garantir que as pacientes tenham suas vozes ouvidas ao longo de toda a jornada do cuidado3,5.
Sobre a Novartis
A Novartis está reimaginando a medicina para melhorar e ampliar a vida das pessoas. Como empresa líder global em medicamentos, utilizamos ciência inovadora e tecnologias digitais para criar tratamentos transformadores em áreas de grande necessidade médica. Em nossa busca por novos medicamentos, estamos constantemente classificados entre as principais empresas do mundo que investem em pesquisa e desenvolvimento. Os produtos da Novartis alcançam mais de 750 milhões de pessoas em todo o mundo e estamos encontrando maneiras inovadoras de expandir o acesso aos nossos tratamentos mais recentes. Cerca de 105 mil pessoas de mais de 140 nacionalidades trabalham na Novartis em todo o mundo. Saiba mais em www.novartis.com.

