
Cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda - créditos: divulgação
19-10-2025 às 13h33
Solange Mendes*
Sonhei que estava em um bar ouvindo música, lugar simpático, tinha algumas mesinhas, tudo muito simples e quando olhei, no palco, dando uma canja estava Chico Buarque!
Fiquei encantada, gente, nem acredito, Chico nesse bar!…
Aí, como eu sou uma amiga que não esquece do que as amigas gostam, pensei: meu Deus, se a Kenia estivesse aqui, ela é apaixonada pelo Chico…
Nesse momento, ele terminando de dar a canja desceu do palco se encaminhando pra a porta, eu corri atrás: Chico! Chico!
Nem acredito, eu tenho uma amiga que é apaixonada por você, nem vai acreditar quando eu disser que estava cantando aqui…
Ele olhou para mim e com um sorriso simpático passou a mão em meus ombros e começamos a caminhar lado a lado, aí eu falei: deixa eu fazer uma foto para mostrar para minha amiga? Ele- pra quê, foto rasga, se perde…
Eu – então me dá um autógrafo para ela. Chico-Tudo bobagem, escrever meu nome no papel , um papel não diz nada, tudo bobagem…
Entao encontrei com um velho amigo, que ao me ver com ele, se aproximou e falou: gente, você com o Chico. Lembra quando a gente tocava violão e cantava as músicas dele? Eu não me lembrava disso, mas esse meu amigo Firmino que é todo empolgado com ele, lembrou dessa história que para mim nunca existiu. Continuamos a caminhada e mais à frente dei de cara com Candinha, uma amiga lá do Ipsemg, ela tambem falou: Sosó, você com Chico, pensa na Kenia…
Aí me lembrei de uma vez que numa dessas revistas de fofoca saiu uma matéria falando que Chico e uma mulher casada estavam aos beijos no mar, e quando ela viu, foi logo dizendo: se ele gosta de casada também sou, vou dar umas voltas por onde ele frequenta…
Continuando minha saga com ele, de repente me lembrei de casa e falei que tinha que ir embora pois tinha que me encontrar com meu marido. Ele, com olhar de cachorro com fome, foi logo dizendo: Você é casada? – Eu sou, mas a Kenia pode deixar de ser, por você. Ele – Pode, mas está longe, eu prefiro o que está mais perto…
Ouvi o despertador tocar e acordei.
Chico Buarque é lindo, os olhos têm um brilho que clareia em volta, mas eu, fiel na amizade e no coração, senti que foi melhor ter acordado, pois meu marido não ia gostar, e minha amiga não ia querer uma amizade de quem na primeira oportunidade se afunda nos olhos e nas braçadas de Chico. Meus sonhos sempre me levam onde nem o juízo nem o coração tem como me levar. E é por essas e outras que eu durmo muito. Pena, que de vez em quando, o despertador ou o marido me atrapalham!
*Solange Mendes adora literatura, é leitora e colunista do Diário de Minas
