Esta é uma excelente oportunidade de convidar o público a refletir sobre as diversas formas que o preconceito racial pode assumir na sociedade. A massa humana no planeta é um só.
19-11-2024 às 09h:31
Sérgio Moreira*
O Dia da Consciência Negra é lembrado no dia 20 de novembro como uma oportunidade para refletir e celebrar a luta das pessoas negras contra o racismo. Para estimular esse debate, os equipamentos do Circuito Liberdade promoverão uma série de atividades especiais na semana do feriado nacional. As ações terão a programação a partir do dia 18 até o dia 22 de novembro.
Os espaços participantes apresentarão uma programação especial, convidando o público a refletir sobre as diversas formas que o preconceito racial pode assumir na sociedade.
Os horários e os valores dos ingressos são variáveis. Mesmo no feriado, os equipamentos estarão abertos. Os horários de funcionamento podem ser conferidos no portal do circuito. A programação completa nos demais equipamentos do Circuito Liberdade e outros equipamentos do Estado está disponível neste link.
Na véspera do feriado, dia 19 de novembro, no Palácio das Artes, o Cine Humberto Mauro, em parceria com o projeto Cinema para Ação Educativa, promove a sessão especial “Negritude em Movimento”, às 17h. O evento exibe o documentário “BH Soul: A Cultura Black de Belo Horizonte”, seguido por uma roda de conversa mediada por Gabriel Lobo sobre a negritude e suas expressões culturais.
No mesmo dia, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais apresenta, gratuitamente, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, às 12h, trechos do “Concertos da Liberdade: Dia da Consciência Negra” com as cantoras mineiras Adriana Araújo e Nath Rodrigues, sob a regência do maestro Angelo Rafael. O programa completo será interpretado no dia seguinte, a partir das 20h, com ingressos vendidos na plataforma Eventim e na bilheteria.
O educativo do Palácio das Artes realiza uma série de atividades que exploram e valorizam a experiência de pessoas negras. No dia 21 de novembro, às 10h, acontece uma contação de história do livro “Menina Bonita do Laço de Fita”, seguida de uma roda de conversa, na Pequena Galeria Pedro Moraleida.
No dia 22 de novembro às 10h, a oficina “Pequenos Faraós” explora os fundamentos do Kemetic Yoga, promovendo uma prática integrativa de corpo e mente, inspirada na sabedoria ancestral do Egito Antigo. A atividade é voltada para o público entre 6 e 15 anos e será desenvolvida na Galeria Aberta Alberto da Veiga Guignard.
Além disso, a PQNA Galeria do Palácio recebe a instalação “Cuidar de Si” até o dia 22. As peças promovem o acolhimento, a reflexão e o empoderamento de mulheres negras em um espaço sensorial, por meio da combinação de música, poesia, desenhos e ilustrações. A exposição está aberta ao público de terça-feira a sábado, das 9h30 às 21h, e aos domingos, das 17h às 21h.
Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira informações para a coluna sergio51moreira@bol.com.br