Praça Sete, Belo Horizonte na madrugada - créditos: Revista Sagarana
13-12-2025 às 10h10
Sérgio Moreira*
Uma antiga reivindicação da população, comerciantes e trabalhadores para que os ônibus circulem na madrugada na capital mineira, agora é realidade. A partir da meia noite de sábado , dia 13 de dezembro, começam a circular o ônibus, o “ madrugaão”, batizado pela Prefeitura de Belo Horizonte. Ao todo, 127 linhas vão atender a população entre 0h e 3h59, além da criação da Linha 10 (Circular Noturno), que fará conexão direta com importantes áreas de vida noturna da cidade e com o Move, com o percurso da linha por alguns dos principais polos da vida noturna de Belo Horizonte, incluindo Estação Central (com acesso à Rua Sapucaí), Floresta, Praça da Liberdade, Savassi, Lourdes (Rua Marília de Dirceu), Praça Raul Soares e Mercado Novo, além da área hospitalar e das estações de transferência Carijós e Rio de Janeiro.
As mudanças foram definidas a partir de uma pesquisa origem-destino realizada entre julho e agosto com trabalhadores e empresários dos setores de comércio e serviços. O estudo mapeou hábitos de deslocamento, horários de pico e padrões de viagem durante a madrugada, subsidiando a reestruturação da rede.
Entre as melhorias trazidas pela rede Madrugão está o aumento na frequência e redução do tempo de espera; expansão da cobertura em áreas de maior movimento; melhoria das conexões entre rotas; e novos atendimentos aos bairros.
O transporte noturno abrange viagens iniciadas entre 0h e 3h59, mas a análise também considerou deslocamentos que começam a partir das 22h, garantindo maior integração com o fim da operação diurna, que hoje conta com 300 linhas.
Atualmente, após meia-noite, a rede se reduz para 123 linhas. Com o Madrugão, a operação passa a contar com 128 linhas, reorganizadas para atender melhor quem trabalha, estuda ou frequenta a cidade durante a madrugada.
O destaque da nova rede é a Linha 10 (Circular Noturno), criada para facilitar a circulação na região central e conectar áreas de maior demanda com as estações do Move. A tarifa será de R$ 5,75 e, com o Cartão BHBUS, o usuário pode utilizar qualquer outra linha do sistema municipal, dentro de 90 minutos, sem pagar uma segunda tarifa, garantindo mais economia e facilidade no deslocamento.
A Linha 10 irá operar das 23h20 às 4h, com partidas a cada 25 minutos. Os veículos serão do sistema Move, do tipo BRT Misto. O percurso da linha passará por alguns dos principais polos da vida noturna de Belo Horizonte, incluindo Estação Central (com acesso à Rua Sapucaí), Floresta, Praça da Liberdade, Savassi, Lourdes (Rua Marília de Dirceu), Praça Raul Soares e Mercado Novo, além da área hospitalar e das estações de transferência Carijós e Rio de Janeiro.
Além da criação da Linha 10, o Madrugão inclui 37 viagens adicionais aos domingos, 33 aos sábados e 32 nos dias úteis em 20 linhas noturnas, além de alteração de itinerários em 20 linhas, adequando os trajetos à demanda identificada pela pesquisa.
Pesquisa sobre a demanda noturna e ferramentas para o usuário
A pesquisa realizada com trabalhadores e estabelecimentos que atuam no período noturno mostrou que 35% dos funcionários deixam o trabalho entre 20h e 5h, com pico entre 22h e 23h. Entre os trabalhadores ouvidos, 75% trabalham em Belo Horizonte e 60% residem na capital, com destaque para a Regional Oeste.
Já a maior concentração de postos de trabalho está na Regional Centro-Sul. O levantamento também avaliou 246 estabelecimentos, dos quais 148 encerram as atividades entre 20h e 5h (60%). A maior parte deles está localizada na Regional Centro-Sul.
A concentração de bares e restaurantes em pontos como a Savassi e Bairro de Lourdes evidencia a necessidade de uma rede mais conectada. A Linha 10 surge justamente para solucionar a dificuldade desses trabalhadores e clientes, reduzindo transbordos e tempo de espera.
Para facilitar o acesso às informações, uma página exclusiva sobre o transporte noturno na página da Sumob terá os horários de funcionamento das estações, mapa da rede e itinerários, mapa interativo e destaques de pontos de atratividade, como bares e restaurantes.
Também foi implementado um serviço no Portal de Serviços da PBH para orientar deslocamentos e coletar, continuamente, a demanda dos usuários.
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Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 informações para sergio51moreira@bol.com.br

