Salomão Borges Filho. Tinha 73 anos - créditos: divulgação
03-11-2025 às 11h08
Direto da Redação
Morreu na manhã de 3 de novembro de 2025, em Belo Horizonte (MG), o cantor, compositor e guitarrista mineiro Lô Borges — cujo nome de batismo era Salomão Borges Filho.
Tinha 73 anos.
Lô nasceu em Belo Horizonte no dia 10 de janeiro de 1952.
Foi um dos principais nomes do movimento Clube da Esquina, ao lado de Milton Nascimento — com quem coautorou o álbum inaugural “Clube da Esquina” (1972).
Entre os seus principais hits e composições estão “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”, “O Trem Azul”, “Para Lennon e McCartney” etc.
Sua obra uniu rock, jazz, MPB e elementos mineiros de forma singular, transformando-se num pilar da música popular brasileira.
Nas últimas semanas, Lô Borges estava internado em Belo Horizonte desde cerca de 17 de outubro de 2025, após passar mal por conta de uma intoxicação medicamentosa.
No período da internação, passou por traqueostomia e ventilação mecânica na UTI, em estado grave, porém de acordo com boletins, ainda “estável”.
Não há — ao menos até o momento — comunicado oficial detalhando diretamente a causa exata de sua morte, além do contexto da internação. A Wikipedia registra a data de falecimento como 3 de novembro de 2025 em Belo Horizonte.
A morte de Lô Borges representa uma perda significativa para a cultura mineira e para a MPB como um todo: figura central de um movimento que redefiniu sonoridades no Brasil;
Seu repertório permanecerá vivo por meio das gravações, parcerias e influências deixadas para novas gerações de músicos;
Em Belo Horizonte — sua cidade-natal — o momento certamente será de comoção, homenagens e memória pública.
Neste momento de dor, o jornal Diário de Minas, que por muitas vezes divulgou e cobriu o belíssimo trabalho dos membros do Clube da Esquina, se une à família, amigos e fãs para sua despedida.

