Português (Brasil)

Nos 300 anos, Ouro Branco homenageia Marinha mineira

Nos 300 anos, Ouro Branco homenageia Marinha mineira

Dois jovens marinheiros vestidos a rigor mantiveram guarda na solenidade; uma maneira simpática de a administração do Município reconhecer a ajuda da Marinha

Compartilhe este conteúdo:

17-02-2024 às 07h:33

Direto da Redação

Ela completou neste dia 16 de fevereiro 300 anos de fundação e 70 anos de emancipação política. Imagina o quanto de história Ouro Branco guarda, bem ali, a 100 quilômetros de Belo Horizonte. Ela é de 1724 e tem a fama de ser uma das mais belas cidades de Minas Gerais.

Quando dos primeiros albores de Ouro Branco, o Brasil nem exército possuía, mas a Marinha Brasileira, sim, e a instituição foi marcante para o impulsionamento do Município, que no seu terceiro centenário, comemorados na administração do prefeito Hélio Campos (PSDB), se diz “com o olhar voltado para a inovação”.

Dois jovens guardas da Marinha mineira estiveram presentes como uma maneira simpática da administração do Município e também de reconhecimento do quanto a instituição ajudou a tornar Ouro Branco uma cidade próspera. Uniformizados como “Marinheiros Imperiais”, garbosamente ladeiam o Pavilhão Nacional.

Daí a homenagem ao Capitão de Mar e Guerra da Reserva Fuzileiro Naval Silvio Aderne, Relações Institucionais da Marinha em MG, como reconhecimento por tudo que a Marinha fez por Ouro Branco; e o Tenente-Coronel Rubem do Exército Brasileiro.

A solenidade principal foi realizada no auditório Fernando de Oliveira Silva, que recebeu moradores, personalidades políticas, culturais, sociais e religiosas, além de autoridades e representantes de empresas para a recepção da Medalha Dom Lourenço de Almeida.

Participaram compondo a mesa, o ministro do Tribunal de Contas da União, João Augusto Ribeiro Nardes; prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos; vice-prefeito, Dr. Celso Vaz, representando o Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema; o senhor Juliano Fisicaro, secretário Adjunto da Casa Civil do Governo de Minas Gerais; e Neymar Meireles, presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Ouro Branco.

A saudação coube ao intelectual José Alberto Pinto de Sá. Ele lembrou a importância histórica do Município e destacou o momento especial vivido. Em seguida a Comenda Dom Lourenço de Almeida foi entregue a diversas autoridades e personalidades.

Houve a obliteração do selo especial relativo aos 300 anos de Ouro Branco, que estará em festa durante o ano inteiro.

Com população de 38.724 habitantes, em 32 bairros e 19 comunidades rurais, Ouro Branco é destaque não só pela beleza natural e sua história das mais ricas de Minas Gerais, mas porque a administração capricha, é o que dizem por lá.

Campos afirma que o município está focado nos princípios ESG e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). No Ranking Firjan de Gestão Fiscal em Minas Gerais ocupa a 53ª posição e a 402ª no Brasil. E mais: é uma das 20 cidades responsáveis por mais da metade do PIB do Estado.

 

Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN