Português (Brasil)

Turmalina, “a cidade dos canarinhos”

Turmalina, “a cidade dos canarinhos”

Aos bandos, eles cantam livremente nas praças, nas eiras e nas beiras das casas, nas árvores. Em vários pontos da cidade estão instaladas casinhas onde eles fazem ninhos

Compartilhe este conteúdo:

15-01-2024 às 12:33h.

Direto da Redação

Este é mais um dos títulos ostentados pelos munícipes desde quando o médico pediatra Hugo Jansen iniciou, em 2009, a campanha “canarinhos livres”. Hoje eles estão por todos os cantos

 Uma ideia que o médico pediatra Hugo Jansen, de Turmalina, no Vale do Jequitinhonha (MG) disse ter retirado “do fundo da cartola”, isto é, uma ideia mágica, e no mínimo maravilhosa porque colorida de amarelo ouro com uma dose da cor de nascer do sol na cabeça. Alguém conseguiu imaginar do que se trata?

Estamos falando de canarinho da terra, aquele passarinho lindo, que em Turmalina, aos bandos cantam livremente nas praças, nas eiras e nas beiras das casas, nas árvores. Em vários pontos da cidade estão instaladas casinhas onde eles fazem os ninhos e o importante é que os mais de 20 mil habitantes (senso 2022) do município já estão conscientizados e os que ainda têm algum canário em gaiola liberta-o em praça pública.

Hoje, os canarinhos em Turmalina não têm do que reclamar. Cantam em total liberdade e recebem da população fubá, alpiste e painço. E sem dúvida alguma, as energias emanadas dos passarinhos tornam o clima da cidade muito mais saudável.

Dentre as qualidades do município, “Cidade dos Canarinhos” é o título mais recente e na medida que a notícia se vai espalhando, daqui a pouco Turmalina será lançada no mundo pela via midiática. Muitas vezes melhor do que manter canarinhos ou qualquer outra espécie de pássaro em gaiola, é vê-los e ouvi-los cantar em liberdade.

As pessoas em ritmo de alegria sacam fotos e fazem vídeos com os canarinhos cantando em praça pública. E não pensem que esse fenômeno belíssimo acontece e desaparece. Não, a quantidade deles é tão grande que o dia inteiro o espetáculo é oferecido.

Como médico pediatra, Hugo Jansen contou com a fundamental participação das crianças, por meio de campanhas feitas em escolas da cidade. Ele e os que atuam na campanha editaram cartilhas com informações e fotos sobre os canarinhos.

Antes de o médico de 71 anos de idade e 46 de profissão retirar a ideia da cartola, como se mágico fosse – e é -, um canarinho era vendido na região ao preço de R$ 50. E a partir da retirada da ideia do fundo da cartola, ele reuniu dez companheiros, em 2009, e de lá para cá não mais parou e a tendência do exemplo é se multiplicar.

Depois de toda essa atenção dada aos canarinhos, a presença deles na cidade atraiu outras espécies, como sabiás, pássaro-preto e a mais importante delas, a atenção do bicho homem e do bicho mulher, além da atenção dos filhotinhos deles.

Compartilhe este conteúdo:

  1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

É maravilhoso ir a Turmalina e assistir o espetáculo dos Canarinhos Livres! Meus parabéns e aplausos aos idealizadores e mantenedores do Projeto Canarinhos Livres!

 

Synergyco

 

RBN