
Os impactos foram moderados, demonstrando a importância da diversificação de produtos e estratégias. CRÉDITOS: Divulgação
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28-04-2025 às 09h41
Direto da Redação*
A pesquisa Monitor de Vendas Páscoa 2025, realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa, revelou que 76,4% dos estabelecimentos de Minas Gerais registraram resultados iguais ou superiores aos do mesmo período em 2024. Além disso, 70,1% dos empresários afirmaram que as vendas atenderam às expectativas.
Entre os entrevistados, 38,2% disseram que o desempenho foi equivalente ao do ano passado, enquanto outros 38,2% registraram melhora nas vendas, somando o percentual de 76,4%. Por outro lado, 23,6% dos estabelecimentos relataram desempenho inferior.
Entre os empresários que tiveram aumento nas vendas em comparação a 2024, o crescimento ficou distribuído de forma variada, com destaque para uma concentração entre 10% e 40%. Já entre aqueles que enfrentaram queda, a redução média ficou entre 10% e 37,8%.
Segundo Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, “os resultados foram promissores. O comércio soube aproveitar a festividade da Páscoa para promover seus produtos por meio de diversas ações, o que contribuiu para que 76,4% das empresas apresentassem resultados iguais ou melhores que em 2024. Mesmo entre os empresários que registraram queda, os impactos foram moderados, demonstrando a importância da diversificação de produtos e estratégias para fidelizar clientes e impulsionar as vendas em datas comemorativas”, afirmou.
A pesquisa ouviu 157 empresas varejistas entre os dias 22 e 24 de abril, as mesmas que participaram da Expectativa de Vendas Páscoa 2025, também conduzida pela Fecomércio MG. Os segmentos consultados incluíram minimercados, mercearias, armazéns, hipermercados, supermercados, açougues, peixarias, padarias, laticínios, lojas de doces e balas, bebidas e hortifrutigranjeiros.