
Ex-presidente Collor de Melo preso pela PF nesta madrugada de sext-feira - créditos: divulgação
Getting your Trinity Audio player ready...
|
25-04-2025 às 17h17
Direto da redação “Em cima da notícia”
O ex-presidente Fernando Collor de Melo, que renunciou à Presidência da República em 2002 para não ser cassado foi surpreendido pela Polícia Federal em sua residência hoje 25/04 pela manhã às 04h da madrugada, sendo levado para a sede da Polícia Federal em Maceió.
Nesta tarde de sexta-feira ele foi transferido para o presídio Baldomero Cavalcante de Oliveira onde ficará em uma sela individual e possivelmente em regime fechado.
O ex-presidente já tinha sido condenado em 2023 em um processo proveniente da Lava Jato a 8 anos e 10 meses de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção.
A transferência de Collor para uma ala especial no presídio foi por decisão do ministro do STF, Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes depois de uma audiência de custódia. Durante essa audiência, o próprio Collor pediu para ficar preso na capital de Alagoas e para que não fosse transferido para Brasília.
A defesa do ex-presidente Collor havia pedido hoje mais cedo para o STF, a concessão de prisão domiciliar e segundo os seus advogados, ele apresenta “comorbidades graves”, além de sua idade já com 75 anos. Os advogados ainda afirmaram que Collor apresenta quadro de doença de Parkinson e problemas graves de transtorno afetivo bipolar.
Após os pedidos de seus advogados, o ministro Morais determinou que o presídio de Maceió, por seu diretor responsável, no prazo de 24 horas para confirmar se o presídio tem “condições plenas” para tratar da saúde de Collor e encaminhou a solicitação do pedido de prisão domiciliar para exame da Procuradoria-Geral da República.