
Otacílio Neto, prefeito eleito de Conceição do Mato Dentro - créditos: divulgação
23-02-2025 às 09h49
Direto da redação
Conceição do Mato Dentro, situada a pouco mais de cem quilômetros da capital Belo Horizonte, com uma população de apenas vinte e três mil e cento e sessenta e três habitantes, com uma receita “Per Capita” de cerca de vinte e oito mil reais por habitantes, ou seja, aproximadamente seiscentos e cinquenta milhões de reais, mais de meio bilhão de reais ano. Arrecadação esta, em sua maior parte, provenientes da CFEM – Compensação Financeira pela Exploração de recursos minerais pela mineradora Anglo Gold com participação de 15% da Vale.
O prefeito eleito para o quadriênio 2025 – 2028, Otacílio Neto, conhecido popularmente como “Otacilinho do PSB”. Jovem político com 30 anos de idade, eleito prefeito de Conceição do Mato Dentro com 70,98% dos votos válidos no município.
Em entrevista recente para um Podcast de um portal de notícias de BH disse que: “Apesar do município ter uma saúde financeira muito boa; com aproximadamente seiscentos e cinquenta milhões de reais anualmente de receita, estou pegando o município com uma situação caótica e desorganizado”.
Disse ainda que: “dentre várias obras em andamento tem um hospital regional com a construção de apenas 40% das obras concluídas”. Disse também que: “apesar do município arrecadar por volta de dois milhões de reais por dia, a cidade falta água de forma recorrente há vários anos, além de ter pegado a frota da prefeitura totalmente sucateada”.
Segundo “Otacilinho do PSB”, seu principal objetivo é concluir o hospital e aumentar a capacidade de internação para mais de cem leitos, de forma a amenizar as demandas da macrorregião que em sua maioria vão para Diamantina.
O prefeito disse também que um de seus projetos é melhorar a mobilidade da cidade, construindo uma alça como a um anel no entorno de sua área urbana para dar condições da cidade crescer e trazer novos investimentos para o município; disse que: “a mineração atualmente emprega cerca de três mil funcionários, mas apesar disso, Conceição tem muitas famílias em situação de vulnerabilidade social passando fome”.
O novo prefeito de Conceição de Mato Dentro se mostrou através dessa entrevista estar preparado para enfrentar os desafios que o aguarda adiante, e disse estar preparando um planejamento para evitar essas situações, e que, apesar de Conceição ser considerada a capital do ecoturismo, a cidade precisa de infraestrutura, visto que, a atual estrutura da cidade existe, quase em sua maioria para atender as demandas da mineração, precisando de criar novas estruturas contemplando os distritos e povoados.
Finalizando, o prefeito disse que o desafio é grande e um deles é o projeto de trabalhar para Conceição do Mato Dentro ter uma Universidade Federal; e quando perguntado sobre a política, ele disse que seu partido vai passar por uma reformulação em Minas Gerais diante da necessidade de se ter uma bancada maior de deputados estaduais e, principalmente deputados federais; além disso ele elogiou seu colega João Campos, prefeito reeleito de Recife Pernambuco, no primeiro turno com 78,11% dos votos, e que ele virá como presidente nacional do PSB – Partido Socialista Brasileiro para que o partido volte a ter o protagonismo nacional que tinha na época de seu pai Eduardo Campos.