02-02-2025 às 08h28
Direto da redação
O dia foi movimentado neste sábado (1/2) em Brasília, quando foram escolhidos os presidentes das casas legislativas para comandar a Câmara dos Deputados e Senado Federal pelos dois anos seguintes. Foi definida também a composição das mesas diretoras das duas Casas.
A eleição no Senado, começou às 10h e da Câmara, às 16h. Os respectivos mandatos dos eleitos é para o biênio 2025-2026. Os parlamentares elegeram seus presidentes e escolheram dois vice-presidentes e oito secretários (quatro titulares e quatro suplentes).
Para a escolha, o primeiro passo foi do presidente do Senado dado na qual os pretendentes ao cargo formalizam, por escrito, a candidatura na Secretaria-Geral da Mesa.
Em seguida o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comunicou as candidaturas formalizadas ao plenário. Então, em ordem alfabética, os candidatos discursaram e apresentam suas propostas.
Conforme as regras da Casa, foi permitido ocorrer renúncias de candidatos durante o período estipulado para os discursos. Apenas os candidatos à presidência do Senado discursam.
Após os discursos, iniciou-se a votação, que foi secreta, em cabines e em cédulas com os nomes dos candidatos, além de rubricas dos atuais presidente e vice-presidente do Senado. O voto, então foi depositado em uma urna instalada na Mesa e, por fim, com assinatura do parlamentar na lista de votação.
Coube ao atual presidente e seus auxiliares fazer a apuração, que iniciou com a confirmação do número de cédulas, para, então, fazer a contagem de votos para cada candidato. Assim que terminou a contagem, os votos foram triturados. Vencendo o candidato com maioria absoluta dos votos.
Candidatos
Quatro senadores estiveram na corrida para ocupar a presidência da Casa no biênio 2025-2026: Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), Marcos Pontes (PL-SP), Marcos do Val (Podemos-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE), tendo se sagrado vencedor o senador David Alcolumbre.
O novo presidente tomou posse logo após o anúncio de sua vitória,
Câmara dos deputados
Também neste sábado a eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, três candidatos oficializaram a intenção de disputar a presidência da Casa: Hugo Motta (Republicanos-PB), Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS).
O prazo para formalização das candidaturas terminou às 13h30 deste sábado. Para a formalização dos blocos parlamentares, o prazo foi até as 9h do mesmo dia. Duas horas depois, às 11h, ocorreu a reunião de líderes, para a escolha dos membros da Mesa Diretora.
A inauguração da nova sessão legislativa aconteceu em sessão conjunta do Congresso Nacional e ocorreu as 15h. Já a primeira sessão preparatória, em que confirmou o novo presidente, aconteceu no plenário às 16h quando elegeu Hugo Mota conforme já esperado.
Assim como no Senado, na Câmara, os vencedores obtiveram maioria absoluta dos votos (257) eleito em primeiro turno. Os partidos em seguida formaram os blocos com o objetivo de aumentar sua representatividade e participação na distribuição das presidências de comissões e da Mesa Diretora. O mandato terá duração de quatro anos para as comissões e de dois anos para a Mesa Diretora.