Filosofia do Direito, Teoria do Direito e Hermenêutica Filosófica: homenagem pelos seus anos de docência. Infelizmente, não conseguimos lhe entregar em mãos o material impresso e publicado
10-12-2024 às 09h15
Raphael Silva Rodrigues*
O silêncio que se abateu sobre este 03 de dezembro de 2024 ecoa a ausência da sua voz, Ricardo Salgado. Professor, amigo, presença constante e inspiradora, como expressar em palavras a falta que você já nos faz?
Lembro das suas aulas, do jeito único de explicar, da paixão pelo conhecimento que transcendia livros e até mesmo a própria sala de aula. As lições estavam presentes nos ambientes mais simples do cotidiano. Você despertava em nós a vontade de ir além, de questionar, de buscar sempre um novo horizonte. Mais do que professor, você era um mentor, um guia nesse caminho tortuoso que é a vida.
Mas além da sala de aula, existia a pessoa incrível que você era. O amigo sempre presente, o conselheiro sábio, o riso fácil e a conversa sempre interessante. Você tinha o dom de fazer todos se sentirem acolhidos, importantes.
Hoje a tristeza é profunda, a saudade já é imensa. Mas, em meio à dor, encontramos conforto nas lembranças, na certeza de que você tocou nossas vidas de maneira única e especial.
Um pouco antes da sua partida, chegamos a lhe mostrar um esboço da nossa pequena homenagem pelos seus anos de docência. Infelizmente, não conseguimos lhe entregar em mãos o material impresso e publicado. No entanto, fica o alento de que chegamos a conversar várias vezes a respeito do livro, dos detalhes sobre o seu corte metodológico, bem como sobre os convidados (todos alunos/orientandos) e, mais recentemente, você chegou a ter acesso a imagem do que hoje se tornou realidade.
Na condição de organizadores da obra – Daniel Carreiro Miranda, Daniela Rodrigues Machado Vilela e eu –, tivemos a percepção da difícil missão de trazer alguns destaques em homenagem ao Professor Ricardo Henrique Carvalho Salgado. Aliás, o livro “Filosofia do Direito, Teoria do Direito e Hermenêutica Filosófica: Uma Homenagem aos 20 anos de docência do Prof. Ricardo Salgado” foi todo pensado como uma forma de homenageá-lo e, agora, resta-nos apenas dizer algumas poucas palavras para enaltecer ainda mais este especial momento para todos nós, ex-alunos e orientandos do Professor Ricardo Salgado.
O que podemos dizer do Professor Ricardo Salgado? Somos aqui, testemunhas de suas grandes qualidades! Cada um de nós, familiares, amigos, alunos, leitores, colegas da UFMG, somos testemunhas de um pedaço desta brilhante carreira e de um ser humano de qualidades infindáveis. Essas qualidades vêm de berço e são legitimadas pelo importante papel desempenhando na formação familiar do Professor Ricardo Salgado, por meio do carinho e da resiliência dos seus genitores, maravilhosos seres humanos.
O livro que ora se apresenta ao público tem por objetivo principal realizar a justa homenagem pelos 20 anos de magistério do Professor Ricardo Salgado. Como dito, são 20 anos dedicados a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, entre outras instituições, de magistério; como professor e pesquisador é aquele que produz conhecimento, enriquecendo não só aqueles que estão mais próximos, mas também os demais interessados com suas lições e produções científicas.
É inegável a importância da contribuição do magistério do Professor Ricardo Salgado à comunidade acadêmica. São múltiplas as funções a ele atribuídas: a de professor, pesquisador, orientador e de amigo dos seus orientandos (graduação e pós-graduação). O Professor Ricardo Salgado é um docente que presta sabiamente essas funções, deixando um legado que já completa 20 anos de docência.
Fato é que todos nós fomos e sempre seremos alunos e orientados do Professor Ricardo Salgado. Cada um com as suas experiências, mas todos em consonância com a maestria, lealdade e bondade nas lições acadêmicas e pessoais do Professor Ricardo Salgado. De fato, um Professor notável!
Sabe-se que o ato de educar transcende a sala de aula e o prédio da escola. Se realmente acreditamos que a educação pode mudar o mundo, faz-se necessário repensar as nossas práticas, metodologias e concepções filosóficas. Trata-se, pois, de um papel importante do magistério do Professor Ricardo Salgado.
No processo de orientação (seja de uma tese, de uma dissertação ou até mesmo da vida) existe a necessidade, ao nosso ver, de uma relação mais pessoal. Uma relação em que o próprio orientando, em face do orientador, está disponível para a experiência daquilo que seria uma vivência de encontro, e não uma experiência. É importante, porque o que caracteriza uma relação interpessoal de uma relação de orientação quando ela é executada em sua devida dimensão de profundidade e amplitude, é exatamente essa possiblidade aberta por ambos os participantes dessa relação interpessoal de se modificarem.
Agradecemos ao Professor Ricardo Salgado por ser uma referência, pessoal e acadêmica, para todos nós, seus eternos alunos e orientandos.
Ricardo, Salgadinho ou simplesmente Dinho, a sua partida deixa um vazio impossível de preencher, mas seu legado de sabedoria, amizade e generosidade continuará vivo em cada um de nós. Obrigado por tudo!
*Raphael Silva Rodrigues: Doutor e Mestre em Direito (UFMG), com pesquisa Pós-doutoral pela Universitat de Barcelona, na Espanha. Especialista em Direito Tributário e Financeiro (PUC/MG). Professor do PPGA/Unihorizontes. Professor de cursos de Graduação e de Especialização (Unihorizontes e PUC/MG). Advogado e Consultor tributário.