Restaurar o busto do Almirante Tamandaré é mais do que recuperar um monumento; é dignificar e homenagear a história da Marinha do Brasil, especialmente no contexto do Centenário de sua presença em Minas Gerais, que se avizinha para o ano de 2025.
07-12-2024 às 14h14
Paulo Roberto Cardoso* Presidente da SOAMAR-MG
Às margens do Velho Chico, na cidade de Pirapora, na margem direita da zona do Alto Médio São Francisco, um pequeno marco registra a passagem, por aquelas plagas, de nossa imortal Rachel de Queiroz. O registro é de uma curiosa fala dela, ao deparar-se, certa tarde em que caminhava pelas margens do rio, com um jovem fuzileiro naval. Perplexa, indagou-lhe o que fazia ali, perdido na Pirapora, porto de chegada de tantos que desembarcaram em Minas Gerais: alguns seguindo viagem pela ferrovia, outros tantos se amineirando, alguns alcançando até mesmo o Palácio da Liberdade. Diante da perplexidade de nossa Rachelzinha, o jovem fuzileiro naval a informou de que servia ali na histórica Capitania Fluvial de Pirapora, hoje Delegacia Fluvial de Pirapora. Frente a surpreendente revelação, a nossa celebrada imortal proclamou para as gerações futuras: “Fuzileiro naval é bicho de toda a água”.
Assim como o legado dos fuzileiros navais perpetua-se em histórias como essa, a memória de grandes figuras da Marinha do Brasil continua viva em monumentos espalhados pelo país. Um exemplo emblemático é o busto do Almirante Tamandaré, patrono da Marinha, localizado na Praça Afonso Arinos, próximo à Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Recentemente revitalizado, o monumento foi devolvido à cidade em uma cerimônia marcada por emoção e história. Conduzida pelo Capitão de Mar e Guerra Leonardo Carvalho de Lucena Navaes, comandante da Capitania dos Portos de Minas Gerais (CFMG), a solenidade destacou a importância do busto, doado pela Marinha ao município em 12 de dezembro de 1961, durante a gestão do prefeito Amintas de Barros. A restauração foi viabilizada com o apoio da Rede Chromos de Educação e contou com a mão de obra da Capitania Fluvial de Minas Gerais. Ressalta-se que a cerimônia também teve a colaboração do estimado soamarino Valter Teixeira, em um esforço conjunto para preservar a memória e a cultura da capital mineira. Ainda, destaca-se que a solenidade contou com a presença do presidente da Sociedade Amigos da Marinha de Minas Gerais (SOAMAR-MG), Prof. Dr. Paulo Roberto Cardoso.
A cerimônia de revitalização do busto do Almirante Tamandaré transcendeu o ato de restauração física de um monumento, carregando um peso simbólico significativo ao reafirmar a profunda ligação entre a Marinha do Brasil e o estado de Minas Gerais. Em uma terra marcada por suas montanhas e por uma vasta rede de rios que cortam seu território, como o São Francisco, o Paranaíba e o Jequitinhonha, a presença e as histórias da Marinha ilustram o papel estratégico do estado nas questões navais e fluviais do país. Esses rios, verdadeiras estradas líquidas, conectam Minas Gerais a outras regiões e destacam sua importância para o transporte, a economia e a integração nacional. A condução da solenidade pelo Comandante Lucena foi especialmente emblemática, destacando o compromisso da Marinha em fortalecer esse vínculo histórico e cultural com os mineiros. Por sua vez, o patrocínio da Rede Chromos de Educação mostrou como iniciativas conjuntas entre instituições públicas e privadas podem amplificar o alcance dessa simbologia, preservando o patrimônio e renovando os laços entre Minas Gerais e a Marinha do Brasil, uma conexão que atravessa gerações.
Restaurar o busto do Almirante Tamandaré é mais do que recuperar um monumento; é dignificar e homenagear a história da Marinha do Brasil, especialmente no contexto do Centenário de sua presença em Minas Gerais, que se avizinha para o ano de 2025. Essa revitalização simboliza o reconhecimento do papel da Marinha na construção do patrimônio cultural e histórico do estado, conectando passado e presente em uma celebração de memória e identidade nacional
Paulo Roberto Cardoso é Técnico de Controle externo do TCMG, advogado, professor, Presidente da SOAMAR -MG