Dados do Novo Caged apontam que entre janeiro e agosto deste ano, foram criados 15.9911 novos postos de trabalho na área, o que demonstra a efetividade da descentralização
Sérgio Moreira*
No dia 5 de novembro é celebrado o dia da Cultura! Para comemorar o dia nas Minas e Bela Gerais que é um dos berços da cultura do País, o governo mineiro por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, tem implementado políticas culturais como o Descentra Cultura, que faz com que os recursos possam chegar de forma mais equilibrada aos municípios desse grande estado de Minas Gerais.
Essa revolução tem como centro e base a economia da criatividade, gerar renda, gerar recursos para as pessoas. Segundo o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, “é com muita alegria, que nós entregamos em 2023 e 2024, cerca de 150 mil empregos. Criados nas áreas de Cultura e Turismo. Lembrando que o turismo em Minas também é cultura”.
Em Minas Gerais, a cultura emprega mais de 370 mil pessoas. Neste dia da Cultura e da Ciência, reforçamos a importância de fomentar o setor que movimenta diversas cadeias produtivas e fortalece a nossa identidade. Entre janeiro e agosto de 2024, por exemplo, foram investidos R$ 511,4 milhões no setor via Lei Estadual de Incentivo, Lei Paulo Gustavo, Fundo Estadual de Cultura, ICMS Patrimônio Cultural e aportes diretos na estruturação e promoção do Carnaval.
Dados do Novo Caged apontam que entre janeiro e agosto deste ano, foram criados 15.9911 novos postos de trabalho na área, o que demonstra a efetividade da descentralização do acesso aos recursos e do fomento ao setor, impulsionando uma Minas cada vez mais criativa.
*Coluna Minas Turismo Gerais – Jornalista Sérgio Moreira informações para a coluna sergio51moreira@bol.com.br