Assumiu como comandante de Treinamento e Desenvolvimento Doutrinário dos Fuzileiros Navais. A cerimônia de transmissão foi realizada no Complexo Naval da Ilha do Governador
A transmissão de cargo de Comandante do Treinamento e Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais ao vice-almirante (FN) Renato Rangel Ferreira aconteceu no Complexo Naval da Ilha do Governador.
Na mesma ocasião, deu-se também a transferência de subordinação do Centro de Instrução Sylvio de Camargo (CIASC) e do Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (CADIM) para o Comando de Treinamento e Desenvolvimento Doutrinário.
Em sua fala, o Almirante de Esquadra (FN) Carlos Chagas sublinhou a importância da reestruturação do Comando. Depois de um ano e seis meses“de intenso trabalho, comprometimento e realizações, chegamos à data de hoje, marcando uma nova era para o Comando de Treinamento e Desenvolvimento Doutrinário dos Fuzileiros Navais”, disse ele. E continuou: “Em 19 de fevereiro deste ano, o Comandante da Marinha alterou a denominação do Comando do Desenvolvimento Doutrinário para o atual, iniciando um processo de reestruturação fundamental para nossa evolução operacional.”
O sucesso do quarto simpósio do Corpo de Fuzileiros Navais, que reuniu líderes de dez países, foi lembrado pelo almirante Carlos Chagas, o que reuniu uma significativa parcela de oficiais e praças, refletindo o elevado grau de organização e coordenação. “A coordenação impecável deste evento, liderada pelo Almirante Lemos, destaca sua capacidade de liderança e contribuição para o aprimoramento doutrinário não apenas dos Fuzileiros Navais, mas de toda a Marinha.”
Na mesma oportunidade, o almirante Lemos se despediu, depois de destacada e diligente atuação na comissão de promoção de oficiais e por seu trabalho durante seu comando. “Missão cumprida, bravo, Zulu,” com essa saudação se despediu.
A importância do novo Comando foi marcada pelo vice-almirante Renato Rangel Ferreira ao dizer sobre sua gratidão quando destacou a importância do novo comandante.
“A prontidão começa aqui. Este é o lema do Comando de Treinamento e Desenvolvimento Doutrinário dos Fuzileiros Navais. Nossa missão é reunir treinamento e doutrina, extraindo sinergia dessas atividades para elevar o nível de prontidão operativa.”
O vice-almirante destacou que a integração do ensino e treinamento permitirá um melhor preparo das tropas nas quatro vertentes de emprego: anfíbia, ribeirinha, litorânea e de proteção. “Nosso objetivo é aperfeiçoar a prontidão operativa, e esse é o desafio que me foi dado enfrentar. Agradeço ao Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen pela minha nomeação e ao Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos pelo apoio e direcionamento iniciais.”
Da cerimônia participaram o ex-ministro da Marinha, almirante de esquadra Mauro César Rodrigues, e o ex-comandante da Marinha, almirante de esquadra Eduardo Bacellar Leal. O chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Carlos Machado, também marcou presença, representando a turma ética e democracia.