Tadeu Leite, presidente da ALMG e ovice-presidente global de Engenharia para Buscas dd Google, Bruno Possas - créditos: ALMG
04-11-2025 às 13h05
Samuel Arruda*
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) celebrou, nesta segunda-feira (3), os 20 anos da chegada do Google ao Brasil, em uma Reunião Especial de Plenário proposta pelo presidente da Casa, deputado Tadeu Leite (MDB). O evento destacou o papel pioneiro de Minas Gerais no desenvolvimento tecnológico da empresa, cuja história na América Latina começou em Belo Horizonte.
Em seu pronunciamento, Tadeu Leite ressaltou o impacto global do Google e a contribuição da empresa para a democratização do conhecimento.
“Há 20 anos, o Google chegava ao Brasil com um propósito ousado: organizar as informações e torná-las universalmente acessíveis e úteis. O que parecia ser apenas um projeto tecnológico se revelou um verdadeiro fenômeno de democratização do conhecimento”, afirmou o parlamentar.
Tadeu Leite, à frente da presidência da Assembleia Legislativa tem se mostrado uma liderança influente e respeitada quando o assunto é a busca de soluções para as questões sociais e econômicas do povo de Minas Gerais. Tem se destacado e empenhado para valorizar a inovação e o talento mineiro. Sob sua presidência, a ALMG tem se consolidado como um espaço de diálogo entre o poder público e o setor produtivo, promovendo iniciativas que fortalecem o ambiente tecnológico e empreendedor do Estado.
Durante a solenidade, o vice-presidente global de Engenharia para Buscas do Google, Bruno Possas, lembrou que a trajetória da empresa na América Latina começou na capital mineira, a partir de uma startup formada por alunos e professores da UFMG.
“Até hoje, temos o maior centro de engenharia da América Latina. O talento do time mineiro mereceu e merece reconhecimento internacional, especialmente no que se refere à tecnologia de buscas”, disse Possas.
O presidente da ALMG entregou uma placa comemorativa ao representante da empresa, em gesto simbólico de reconhecimento ao papel do Google no fomento à inovação e à economia digital.
Também participaram da cerimônia a líder de Políticas Públicas e Relações Governamentais do YouTube para Brasil e América Latina, Alana Rizzo, a 1ª vice-presidente da Assembleia, deputada Leninha (PT), o vice-líder do Governo, deputado Bosco (Cidadania), o líder do Bloco Democracia e Luta, deputado Ulysses Gomes (PT), além de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, servidores da ALMG e criadores de conteúdo digital.
Ao final do evento, o Diário de Minas ressaltou que a iniciativa reforça o compromisso de Tadeu Leite em projetar Minas Gerais como um polo de conhecimento e inovação, “honrando a vocação mineira para transformar talento e criatividade em progresso”.
*Samuel Arruda é jornalista e articulista

