
Sua marca no Minas Trend - créditos: divulgação
20-10-2025 às 11h00
Direto da Redação
Estilo, criatividade e identidade são características marcantes da moda em Minas Gerais há décadas. E é com essa força que 40 marcas de vestuário, bolsas, calçados, joias e bijuterias de todo o estado serão apoiadas pelo Sebrae Minas e vão ganhar visibilidade na 34ª edição do Minas Trend, considerado o maior salão de negócios do segmento da América Latina. Promovido pela Fiemg e com o apoio do Sebrae Minas, o evento vai acontecer de 21 a 23 de outubro, no BH Shopping, contando com a presença de compradores nacionais e internacionais, estilistas, empresas e profissionais de toda a cadeia produtiva.
O Minas Trend se torna uma oportunidade estratégica para as micro e pequenas empresas que buscam ampliar mercados, fazer novas conexões com parceiros e fortalecer a competitividade. Além de apoiar a presença dos pequenos negócios de moda, o Sebrae Minas vai disponibilizar em seu espaço consultorias individualizadas de storytelling e posicionamento com especialistas para os participantes do evento.
Entre as marcas que serão atrações no BH Shopping, a empresa JacDesign vai apresentar diferentes peças de joias e bijuterias dentro das coleções Duo, Liberdade e Pluralidade. No mercado desde 2020, a empresária Jacqueline Chaves esteve presente em duas edições do Minas Trend e participou de consultorias dentro do Programa Minas Moda Autoral e Integra Moda Circular, oferecidas pelo Sebrae Minas. Agora, ela se mostra ainda mais otimista para realizar novas conexões. “Participar do Minas Trend é mais uma porta que abre e uma chance de conhecer pessoas, fazer contatos e mostrar meus produtos. Reconheço que um dos maiores desafios é entrar nesse universo, onde grandes estilistas e conhecedores de moda estão presentes. Logo, essa oportunidade será muito valiosa”, afirma.
Confira as coleções da JacDesign por meio do @jacdesignacessorios
Jacqueline mantém uma loja on-line e atende aos clientes em sua residência na cidade de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Apaixonada pela atividade, ela cursou Design de Joias na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e já construiu parcerias com diversas lojas que comercializam seus produtos. Ela é microempreendedora individual (MEI), mas já imagina voos mais altos em sua trajetória. “A partir das capacitações, aprendi a ter outra visão de mercado. Passei a enxergar meu negócio de uma forma mais profissional. Espero continuar crescendo no mercado, conquistando ainda mais espaço”, afirma.
Visibilidade
Cerca de 60 mil pequenos negócios da moda estão em Minas Gerais, o que posiciona o estado na segunda colocação em todo o país com a maior quantidade de confecções e fábricas de roupas, calçados e acessórios – fica atrás apenas de São Paulo, que concentra 123 mil pequenos negócios na cadeia. A participação no Minas Trend é uma das ações propostas para ampliar o alcance das empresas no mercado.
“Ao apoiar o Minas Trend, o Sebrae Minas reafirma seu compromisso com o fortalecimento da moda mineira e com a geração de oportunidades reais para quem movimenta a base da indústria da moda no estado. As micro e pequenas empresas terão a oportunidade de construir relacionamento com compradores qualificados e garantir maior divulgação das marcas”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Fonte: Secom-Sebrae