
Pix automático passa ser obrigatório nas instituições financeiras - créditos: divulgação
18-10-2025 ás 10h29
Direto da Redação
O Banco Central (BC) anunciou a medida que torna obrigatória a disponibilização da opção de PIX automático nos aplicativos por instituições financeiras, fintechs e empresas de meios de pagamento. O recurso deve estar disponível a partir da próxima segunda-feira (20), que antes constava como opção de pagamento não obrigatório desde junho, enquanto aguardava a regulamentação.
A nova modalidade chegou para substituir o PIX recorrente, uma opção oferecida pelos bancos para que clientes pudessem cadastrar o pagamento de boletos bancários ou assinaturas. A novidade dessa opção é que agora são as instituições financeiras que disponibilizam a forma de pagamento no aplicativo e o cliente pode aprovar a cobrança ou não. Com essa mudança, o cliente passa a ter mais flexibilidade, podendo ajustar a recorrência da cobrança mensal, trimestral ou anualmente. Também é possível ajustar o valor máximo da mensalidade pelo aplicativo.
Segundo o Banco Central, o PIX automático oferece mais segurança e praticidade para pagamentos que podem acontecer de forma automática. Entre os benefícios, existe a possibilidade de realizar pagamentos parcelados, que até o momento eram feitos somente por meio dos cartões de crédito.
Diferentemente dos pagamentos via boletos ou débito automático, o pagamento via PIX acontece 24 horas por dia, sete vezes por semana. Apesar da evolução, o BC orienta que existe a possibilidade de fraudes envolvendo falsas instituições que podem se passar por empresas e solicitar a cobrança do PIX automático. Para garantir que as transações sejam seguras, o BC estabelece que somente empresas acima de 6 meses de registro e funcionamento podem disponibilizar o PIX automático.
“Fraudes sempre foram uma preocupação, seja qual for o método de pagamento. Agora, com a obrigatoriedade do PIX automático, as instituições financeiras investirão em novas soluções e tecnologias para garantir mais segurança nas transações. É uma evolução que, além de necessária, tende a deixar o sistema de pagamentos mais inclusivo e democrático.” diz João Fraga, CEO da Paag, techfin especializada em transações financeiras.
Além dos benefícios com essa nova modalidade para a população, o PIX automático reduz as taxas financeiras que são cobradas pelas instituições mediadoras para realizar a cobrança. Apesar disso, a medida promete aumentar a adesão ao uso do PIX pela população.
“O Pix representa um avanço relevante para o mercado financeiro brasileiro. Essa nova etapa deve tornar o sistema de pagamentos mais ágil, seguro e com maior rastreabilidade nas transações.”.
O PIX automático é gratuito para a população. Não há cobranças de tarifas para quem utiliza a modalidade de pagamento.