
Créditos: Divulgação
19-09-2025 às 11h12
Direto da Redação*
O Cruzeiro tem mostrado que não precisa dominar a bola para vencer. De acordo com dados do Sofascore, a equipe estrelada é a mais objetiva do Campeonato Brasileiro de 2025: em média, foram necessários 177 passes para cada um dos 37 gols marcados, número que coloca o time à frente de rivais como Palmeiras, Flamengo e Mirassol.
O levantamento mostra que o estilo de jogo implementado por Leonardo Jardim resgatou a essência de velocidade e praticidade que, no passado, era celebrada pelos torcedores como marca registrada da Raposa. Enquanto o Palmeiras precisou de 224 passes para cada gol e o Flamengo de 243, o Cruzeiro se mantém como o clube mais eficiente entre os líderes do campeonato.
Outro dado reforça a força dessa estratégia: 12 das 14 vitórias celestes no torneio ocorreram em partidas com menor posse de bola que o adversário. Nesses jogos, o aproveitamento da equipe chegou a 84,4%. Já quando a Raposa buscou propor mais o jogo e teve mais controle da posse, o desempenho caiu para apenas 37,5% de aproveitamento.
Com a retomada desse estilo “direto ao ponto”, o Cruzeiro não só se firmou entre os primeiros colocados da competição, como também mostrou que nem sempre ter a bola significa estar mais perto da vitória