
ALMG homenageia autoridades do mundo político e social em seus 190 anos - créditos: ALMG
17-09-2025 às 12h00
Direto da Redação
Solenidade de entrega da Ordem do Mérito Legislativo 2025 reuniu parlamentares mineiros e de outros estados, além de autoridades e agraciados de diversas áreas Álbum de fotos Foto: Elizabete Guimarães
Celebrando os 190 anos do Parlamento Mineiro e tendo a primavera como inspiração, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) concedeu, nesta terça-feira (16/9/25), a Ordem do Mérito Legislativo a pessoas e instituições reconhecidas por iniciativas de relevância pública e de promoção da cidadania.
“Servir à sociedade é a mais elevada forma de justiça e, com esse espírito, entregamos a maior distinção dada pela Assembleia de Minas”, afirmou o presidente da ALMG, Tadeu Leite (MDB), em pronunciamento.
A cerimônia de agraciamento foi realizada no Grande Teatro do Palácio das Artes, com apresentação do músico Marcus Vianna e a presença de presidentes de outras assembleias que também completam 190 anos de história este ano.
Tadeu Leite exaltou a presença de parlamentares de outros estados e deputados mineiros, destacando que a trajetória do Parlamento é uma construção de muitos, feita em conjunto.
“Um Parlamento forte é a garantia da liberdade de um povo e é isso que nos move diariamente ao longo de quase dois séculos. Nossa razão de existir é tornar possível o necessário e trabalhar para transformar sonhos em realidades, sempre em busca do bem comum.”

Dep. Tadeu Leite
presidente da ALMG
Outro destaque da cerimônia foram as imagens de ipês espalhadas pelo Grande Teatro, simbolizando a renovação e a esperança associadas à próxima estação do ano e à trajetória da Assembleia nesses quase dois séculos de história. Para o presidente da ALMG, eles refletem o encontro entre a leveza e a persistência, o raro equilíbrio entre legado e mudança.
Além de emblemáticos para o cerrado mineiro, são justamente os ipês as árvores que rodeiam a praça Carlos Chagas, espaço público de convivência onde se situa o Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia de Minas.
Pluralidade de agraciados
Para o presidente Tadeu Leite, a entrega da Ordem do Mérito Legislativo cumpre o papel histórico de reconhecer a dedicação daqueles que colocam talentos e esforços a serviço da sociedade e do engrandecimento de Minas Gerais e do Brasil.
Criada em 1982, a medalha é concedida pelo presidente da ALMG e pelos membros do Conselho da Ordem, nos graus Grande Mérito, Mérito Especial e Mérito.
Este ano, foram agraciados 226 personalidades e instituições. Além dos presidentes das outras assembleias completando 190 anos de história, os quais receberam comenda especial, além da Ordem do Mérito, foram ainda homenageados ex-presidentes do Parlamento Mineiro, já agraciados em outras edições, e pessoas, autoridades, instituições e associações de classe por contribuições dadas em áreas diversas, como política, saúde, justiça, educação, comércio, comunicação, inclusão e cultura.
O presidente da ALMG celebrou a lista de agraciados, afirmando que toda missão empenhada por eles é relevante para a sociedade. Ele citou como exemplo a influenciadora digital Pequena Lo, que atua em prol de direitos da pessoa com deficiência. Mencionou também o papel da Asmare e dos institutos Corre pra Ver e Pernas de Aluguel, destacando que ambos estarão unidos ao Parlamento mineiro no próximo domingo, na Corrida da Assembleia. “São exemplos entre tantos outros aqui presentes que geram impactos visíveis e inspiradores”, afirmou.
Segundo ele, cada homenageado se soma a uma galeria de homens e mulheres de coragem e espírito público que ajudam a construir a história de Minas Gerais. Lembrou, ainda, que neste ano celebramos os 35 anos da Constituição Mineira, a Constituição Primavera.
Fonte: Secom-ALMG