
CRÉDITOS: Dirceu Aurélio / Imprensa MG
14-07-2025 às 10h00
Direto da Redação*
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou nesta sexta-feira (11/7) da terceira edição da feira Agrotrês, realizada em Três Corações, no Sul do estado. O evento, que vai até sábado (12/7), reúne produtores, empresários e profissionais do agronegócio no Parque de Exposições da cidade.
Organizada pela Associação Comercial e Empresarial de Três Corações, a Agrotrês se consolida como uma vitrine regional do setor, promovendo a troca de conhecimentos, inovação e negócios entre diferentes cadeias produtivas. Na quinta-feira (10/7), Zema participou da abertura do evento de forma remota.
Durante a visita, o governador percorreu estandes, conversou com produtores de grãos, café, leite, frutas e outros segmentos do agro mineiro, e destacou o papel estratégico do setor para a economia estadual.
“Esta feira representa um momento importante para modernizar o campo e compartilhar experiências. O agronegócio é o setor que mais tem crescido em Minas durante a nossa gestão. Estamos ao lado do produtor rural”, afirmou.
Fortalecimento da cafeicultura em Varginha
Antes da visita à Agrotrês, o governador esteve no Centro de Excelência do Café, em Varginha, também no Sul de Minas. Ele se reuniu com representantes de sindicatos, cooperativas e lideranças locais para tratar do fortalecimento da cafeicultura na região.
Com aproximadamente 400 propriedades produtoras de café, Varginha ocupa a 27ª posição no ranking estadual. Em 2023, a cidade teve uma produção agrícola total de 33,2 mil toneladas, movimentando R$ 389,7 milhões. Milho, soja e uva também se destacam na região.
Inaugurado em outubro de 2023, o Centro de Excelência em Cafeicultura (CEC) é fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Sistema Faemg Senar. A estrutura, com 5,1 mil m², oferece ensino, pesquisa e capacitação, visando fortalecer a cadeia produtiva do café em nível nacional.