Português (Brasil)

Zema pede socorro federal contra seca

Zema pede socorro federal contra seca

O governador mineiro não está disposto a aguardar as chuvas prometidas e tratou de enviar o ofício ao governo federal solicitando apoio para agilizar obras

Compartilhe este conteúdo:

30-12-2023 às 17:17h.

Direto da Redação

As mudanças climáticas estão maltratando 170 municípios mineiros que vivem a expectativa de chuvas que não vêm. Entretanto, as previsões meteorológicas prometem chuva e calor no primeiro trimestre de 2024.

Mas o governador de Minas, Romeu Zema, não está disposto a aguardar as chuvas prometidas e tratou de enviar o ofício ao governo federal solicitando apoio para agilizar obras consideradas relevantes porque são obras hídricas para o Norte de Minas que já se ressente das consequências de uma seca mais vigorosa do que as anteriores.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) havia enumerado 170 municípios em situação de emergência por causa do El Niño. Segundo Romeu Zema, o governo dele tem buscado soluções práticas e efetivas para assegurar o fornecimento de águas nos pontos afetados.

Para fazer frente a situação, o governador solicita, basicamente, a retomada imediata de projetos que estão sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

Zema destaca que “uma das soluções é a aprovação e implementação do projeto Hidroagrícola de Jequitaí, que está dentro do Programa de Aceleração de Crescimento lançado pelo Governo Federal. Há ainda outros dois projetos que aguardam andamento e que podem auxiliar consideravelmente o enfrentamento da seca em Minas”.

A licença de instalação do projeto foi suspensa em fevereiro de 2023, a pedido da Codevasf, por falta de recursos para executar a obra.

O Açude Público de Berizal é uma alternativa também. O início da construção foi em 1997 e atualmente as obras estão paradas na região de Taiobeiras.

Mas há uma outra opção, a barragem Bico da Pedra, em Janaúba. Segundo o governador é essencial para o abastecimento de água da região desde o ano de 1970.

Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN