Português (Brasil)

Vans escolares vão trafegar por faixas exclusivas

Vans escolares vão trafegar por faixas exclusivas

De hoje, 21, em diante, as vans escolares poderão trafegar em faixas exclusivas das avenidas Dom Pedro II, Presidente Carlos Luz e Antônio Abrahão Caran, em dias úteis.

Compartilhe este conteúdo:

21-02-2024 às 16h:47

Direto da Redação

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) acaba de tomar uma atitude importante que poderá, inclusive, melhorar o trânsito de veículos na cidade ao mesmo tempo em que facilita a fluência da vida de centenas de motoristas de vans escolares e, em última análise, de alunos das escolas que utilizam desse meio de transporte e das próprias escolas.

É que a PBH autorizou a circulação dos veículos de transporte escolar nas faixas que são de exclusividade para os ônibus, em três importantes vias de Belo Horizonte, avenidas Dom Pedro II, Presidente Carlos Luz e Antônio Abrahão Caran, em dias úteis, nos horários seguintes: das 5:30 às 7:30, das 11:30 às 13:30 e das 16:30 às 19:30.

A autorização para as vans circularem na faixa exclusiva de ônibus é válida a partir de hoje, 21, até o dia 31 de dezembro deste ano, conforme publicação no DOM – Diário Oficial Municipal.

É importante salientar que a autorização é concedida para os veículos escolares com credenciamento no Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte – Sumob/BHTrans

A medida tomada pela PBH é importante porque Belo Horizonte, como de resto, todas as cidades brasileiras estão abarrotadas de carros e as ruas continuam como sempre estiveram, cada vez mais estreitas para a quantidade descabida de veículos.

E o que é pior, a maioria dos carros de passeio, pelo menos na capital mineira, tem uma só pessoa dentro (o motorista), numa demonstração de que o transporte participativo, aqui, não funciona. Talvez porque os ônibus coletivos, que poderiam ser uma boa solução, não animam os usuários. Estão a cada dia oferecendo serviços de baixa qualidade, apesar do rico subsídio dado (com dinheiro público) pelo prefeito Fuad Noman – quase meio bilhão de reais.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

Synergyco

 

RBN