Créditos: Reprodução
21-01-2026 às 08h30
Alberto Sena*
Neste ao de 2026 a nossa pretensão é roer pequi o ano inteiro. Imagina, a gente roer pequi no mês de julho, meses depois de a safra já ter terminado, acho isto um privilégio.
Para o que pretendemos, eis aí a foto, em forma de L para, evidentemente roer pequis comedidamente, não todos os dias porque este tanto, embora alguém possa achar muito, desaparece antes mesmo de esgotar a safra atual. Somos roedores profissionais.
Fomos previdentes porque a safra de pequi não dura o ano inteiro. No mês que vem já vai terminar. E se a nossa intenção é roer pequi o ano inteiro, tínhamos mais é que fazer um estoque e congelar. Na medida da vontade, a gente abre uma badeja dessa e a casa inteira passa a cheirar pequi.
Concordo plenamente com a opinião do médico sanitarista, Hermes de Paula, lá de Montes Claros, no Norte de Minas, que em vida defendeu o reflorestamento de pequizeiros, por considerar a importância dos seus frutos que alimentam uma quantidade enorme de famílias espalhadas pela zona rural de Montes Claros e do Norte de Minas.
É sabido que essas famílias “passam mal” durante boa parte do ano na expectativa de que venha a safra de pequi, tida como “carne dos pobres”, alimento da mais alta importância. Já publiquei a informação várias vezes, mas é sempre bom publicar de novo. Em cem gramas da polpa de pequi contém 200 mil Unidades de Vitamina A, além de outras vitaminas do complexo B, sais minerais e gorduras boas.
Há uma Lei que proíbe o abate de pequizeiros em todo o território nacional. Lei importante que precisa ter fiscalização permanente para impedir que seja aviltada. Porque não basta existir uma lei se não for cumprida e não fiscalizada. Qualquer cidadão pode denunciar abates de pequizeiro e assim estaremos preservando uma das maiores preciosidades dadas pela Mãe Natureza.
Além de rico em vitaminas (A, C, E, do complexo B), o pequi possui os minerais cálcio, fósforo, potássio, ferro, magnésio, zinco; fibras, gorduras saudáveis (ômega-6 e ômega-9), proteínas e antioxidantes como carotenoides e compostos fenólicos. É benéfico para a imunidade, visão, saúde cardiovascular, digestão e pele, contém alto teor calórico e de gorduras.

