Usuários de ônibus lotação que se preparem, a tarifa vai ser paga só com cartão
É só uma questão de tempo, um projeto-piloto vem sendo preparado pela PBH para ser implementado em breve. O dinheiro vai sumir de circulação dentro dos ônibus.
1° - 08 - 2023 - 08h:45
Direto da Redação
É bom os usuários de ônibus urbanos em Belo Horizonte irem se preparando porque dentro em breve, as tarifas serão pagas com cartões de débito ou crédito. A tendência é a de o dinheiro sair de circulação dentro dos ônibus lotação.
Certo é que um projeto-piloto está sendo finalizado na Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) tendo em vista pôr em prática o que em março deste ano, Fuad Noman (PSD) prefeito havia sancionado projeto de lei que previa formas outras de pagamento eletrônico das tarifas.
Ainda no mês de março, quem tem memória boa vai se recordar de que a PBH dera às concessionárias 90 dias para entregarem uma proposta e só então se poderia regulamentar a medida para reduzir devagar o uso de dinheiro no interior dos ônibus na capital.
O assunto na PBH ainda não é voz corrente, de modo que há expectativa de até o final do ano, as concessionárias de ônibus coletivos estejam em condições de aceitarem somente o pagamento das tarifas por meio de cartão, mas há quem considera que essa mudança deva levar até dois anos.
Todavia, quem tem o costume de tomar ônibus lotação talvez nem saiba, mas 86% dos usuários já pagam passagens com o cartão BHBus, podendo chegar até a 90% em determinadas linhas.
Outra coisa observada é que a prefeitura ainda não regulamentou as gratuidades combinadas como contrapartida ao subsídio de mais de R$ 500 milhões pagos aos donos das empresas em BH.
Gabriel Azevedo (Sem Partido), presidente da Câmara Municipal, pediu à Defensoria Pública para cobrar da Prefeitura uma portaria para viabilizar a implementação dos passes livres que receberam a sanção do prefeito Fuad Noman.