04-01-2026 às 11h08
Direto da Redação
Diante das incertezas do século XXI, eis o livro – A Importância da Geopolítica no Mundo Mais Imprevisível e Menos Seguro do Século XXI Metodologia Integrada de Análise Geopolítica (MIAG) – um convite à reflexão e à ação consciente para se entender e adaptar-se aos novos tempos; é como uma bússola, indispensável para compreender o mundo.
E é neste contexto que a geopolítica ressurge para nortear quem percebe a artificialidade e a velocidade da informação com as suas meias verdades. Daí esta obra de Alexandre Tito Xavier presta serviço ao leitor com sua lúcida e profunda análise das chamadas forças responsáveis por moldarem este nosso sistema internacional.
O cenário é de interdependência global e por isso mesmo se converte em vulnerabilidade e também em poder de dispersão “por múltiplos domínios, do cibernético ao espacial”.
Uma leitura crítica e acessível das transformações que tornam o mundo mais imprevisível e menos seguro, é isto que o livro propõe, enquanto oferece “instrumentos teóricos e metodológicos para interpretar esse ambiente volátil”.

O autor desta importante publicação oferece o que se pode comparar a um percurso intelectual de aliada erudição e aplicabilidade. Percurso esse que vai da revisão das grandes escolas geopolíticas clássicas — Mackinder, Mahan, Haushofer — à formulação da Metodologia Integrada de Análise Geopolítica (MIAG),
A obra sem dúvida alguma é do gosto de estudiosos, estrategistas e formuladores de políticas públicas. Simplesmente porque mostra que pensar geopoliticamente é mais do que entender o espaço — é compreender o tempo e reconhecer padrões sob a aparência do caos.

