
Créditos: Reprodução
11-09-2025 às 09h28
Sérgio Moreira
Com o tema ” Encontro de Profissionais”, foi realizada a Feira de Turismo da AVIRRP , em Ribeirão Preto (SP), nos dias 5 e 6 de setembro, o trade turístico de vários estados. O evento teve um importante trabalho de um novo conceito , voltado para fortalecer conexões reais, valorizar o conhecimento técnico e promover oportunidades de negócios mais qualificados, realizado no Taiwan Centro de Eventos, reunindo 6 mil profissionais do hub de networking a capacitação, reunindo os principais nomes do trade turístico, agentes e operadoras de viagens, companhias aéreas, rede hoteleira, prefeituras , em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo- SECULT, em um ambiente pensado para a troca de experiências, atualização profissional e geração de parcerias estratégicas.
Durante os dois dias do evento turístico, Minas Gerais teve resultados expressivos e grande visibilidade junto ao trade turístico nacional. Minas consolidou-se como um dos principais espaços de negócios e promoção de destinos no país.
Localizado na entrada da feira, o estande de Minas Gerais foi um dos mais visitados, chamando atenção pelo conjunto de experiências oferecidas e pela hospitalidade mineira. A ação foi fruto de uma mobilização do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, em parceria com municípios, hotéis, receptivos turísticos e Instâncias de Governança Regionais.
O presidente da AVIRRP, Antônio Sérgio Ignácio, elegeu o estande de Minas Gerais como o mais bonito de toda a feira. “A região de Ribeirão Preto é o segundo emissor mais importante para os destinos, segundo o próprio trade, e Minas Gerais apresentando os seus destinos desse jeito, com certeza está chamando a atenção e despertando o desejo de todo o nosso público de agentes de viagem”, pontuou.
O público foi recebido com a tradicional cozinha mineira, que incluiu queijos premiados, doces, quitandas e pratos preparados ao vivo pelo chef Igor Anaxagoras, em uma homenagem aos banquetes do Congado Mineiro, Patrimônio Cultural Imaterial de Minas. Ao longo dos dois dias, foram servidos mais de 600 pratos, entre quitutes, doces e o emblemático tutu de feijão com leitão à pururuca.
Além da cozinha, o estande destacou dois destinos estratégicos que unem natureza, cultura e hospitalidade: a Serra da Canastra e o Mar de Minas, com o Lago de Furnas e seus cânions monumentais. Os visitantes também puderam conhecer as 13 Rotas Temáticas da IGR Montanhas Cafeeiras e testar a plataforma IA Turismo Chiquinho, que conecta viajantes às experiências do estado.
A participação mineira também se fez presente nos espaços de networking e capacitação da feira, promovendo encontros estratégicos com agentes de viagem, operadoras, companhias aéreas e redes hoteleiras. Prefeitos e gestores municipais reforçaram a relevância da ação coletiva, que projeta Minas Gerais como destino cada vez mais competitivo no cenário turístico.
O evento ocorreu em um momento promissor para o estado, especialmente com a consolidação do turismo náutico como vetor de desenvolvimento. Minas já figura entre os seis estados com maior frota de embarcações de esporte e lazer do país, ultrapassando inclusive alguns litorâneos. O Lago de Furnas, conhecido como Mar de Minas, soma lazer, aventura e cultura, com alta taxa de ocupação hoteleira em destinos como Capitólio, São Roque de Minas, Delfinópolis, Piumhi, Vargem Bonita e São João Batista do Glória.
Integrado ao Mar de Minas, o destino Serra da Canastra reforça o protagonismo do estado no turismo de experiência. Além de ecoturismo, trilhas e cachoeiras, a região abriga os queijos artesanais reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade – a única distinção da gastronomia brasileira com esse título.
A culinária mineira é especial, mais de 3 mil pessoas passaram pelo estande de Minas , conheceram as atrações turísticas e a deliciosa gastronomia
O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, destaca o impacto estratégico da presença de Minas Gerais na AVIRRP: “Promover a Serra da Canastra e o Mar de Minas em uma feira estratégica como a AVIRRP é mostrar ao Brasil e ao mundo a força do turismo mineiro.
São destinos que unem natureza, tradição, inovação e hospitalidade, e que reafirmam Minas Gerais como o estado do turismo cultural e de experiência no país”, reforça.
“Montamos um espaço para mostrar o que Minas tem de melhor no turismo e na cultura. Foram dias de muitas conexões e oportunidades que, com certeza, se traduzirão em negócios e no fortalecimento da imagem de Minas como destino de turismo cultural e de experiência”, afirma a subsecretária de Turismo de Minas Gerais, Patrícia Moreira.
Minas tem investido no turismo com o conceito de foco de relacionamento entre profissionais do trade turístico , governo de Minas , SECULT MG, gestores estaduais e municipais, circuitos e rotas do turismo e empresários que fazem o turismo acontecer nos 853 municípios .
Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
Instagram: @sergiomoreira63
Informações para: sergio51moreira@bol.com.br