Português (Brasil)

Turismo gera 214 mil empregos

Turismo gera 214 mil empregos

Investir em turismo pode ser um bom negócio para os municípios mineiros, mesmo que os resultados não sejam colhidos de imediato. O importante é investir no potencial

Compartilhe este conteúdo:

18-02-2024 às 08h:48

Sérgio Moreira*

O setor do turismo cresceu nos últimos anos, segundo os dados da Organização Mundial do Turismo. Dos 10 empregos gerados, cerca de 3 estão diretamente ligados ao setor do turismo.

O índice das atividades turísticas fechou 2023 com saldo positivo no Brasil. Com crescimento de 6,9%, encerrou o ano acima do patamar pré-pandemia, confirmando o aquecimento do setor no país.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada todos os meses pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O ano passado foi de muitos resultados positivos. As atividades turísticas cresceram, bateram recorde no valor deixado por estrangeiros no país alcançando R$ 34,5 bilhões. Foram criados mais de 214 mil empregos formais.

Na comparação entre dezembro de 2023 e dezembro de 2022, houve expansão da atividade turística de 1,4%. Sete das 12 UFs onde o indicador é investigado mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo, com destaque para São Paulo (3,8%), seguido por Rio de Janeiro (9,7%) e Rio Grande do Sul (8,1%).

Já no acumulado do ano, os dados são ainda melhores. Regionalmente, dez dos 12 locais investigados também registraram taxas positivas, onde sobressaíram os ganhos vindos de Minas Gerais (15%), São Paulo (6,5%), Rio de Janeiro (11,5%), Bahia (11,4%) e Paraná (10%).

Em 2023, o Ministério do Turismo lançou vários programas para estimular o brasileiro a colocar o pé na estrada pelo País. Um deles é o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria do governo federal junto a empresas aéreas que envolve a articulação de medidas voltadas ao crescimento do setor. As iniciativas incluíram, ainda, o “Conheça o Brasil: Realiza”, ação conjunta com o Banco do Brasil que oferece crédito a correntistas para turismo.

Outra aposta para estimular o turismo interno é a ajuda do governo federal às empresas aéreas por meio de um Fundo que funcione como garantidor para as companhias. A proposta está sendo discutida em âmbito ministerial e com a participação do Congresso Nacional.

Consulte as agências de viagens e operadoras para pacotes de hotéis, passeios e muitas atrações pelo Brasil.

*Coluna Minas Turismo Gerais, Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 Informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br  

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

 

Synergyco

 

RBN