Turismo gera 214 mil empregos
Investir em turismo pode ser um bom negócio para os municípios mineiros, mesmo que os resultados não sejam colhidos de imediato. O importante é investir no potencial
18-02-2024 às 08h:48
Sérgio Moreira*
O setor do turismo cresceu nos últimos anos, segundo os dados da Organização Mundial do Turismo. Dos 10 empregos gerados, cerca de 3 estão diretamente ligados ao setor do turismo.
O índice das atividades turísticas fechou 2023 com saldo positivo no Brasil. Com crescimento de 6,9%, encerrou o ano acima do patamar pré-pandemia, confirmando o aquecimento do setor no país.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada todos os meses pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O ano passado foi de muitos resultados positivos. As atividades turísticas cresceram, bateram recorde no valor deixado por estrangeiros no país alcançando R$ 34,5 bilhões. Foram criados mais de 214 mil empregos formais.
Na comparação entre dezembro de 2023 e dezembro de 2022, houve expansão da atividade turística de 1,4%. Sete das 12 UFs onde o indicador é investigado mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo, com destaque para São Paulo (3,8%), seguido por Rio de Janeiro (9,7%) e Rio Grande do Sul (8,1%).
Já no acumulado do ano, os dados são ainda melhores. Regionalmente, dez dos 12 locais investigados também registraram taxas positivas, onde sobressaíram os ganhos vindos de Minas Gerais (15%), São Paulo (6,5%), Rio de Janeiro (11,5%), Bahia (11,4%) e Paraná (10%).
Em 2023, o Ministério do Turismo lançou vários programas para estimular o brasileiro a colocar o pé na estrada pelo País. Um deles é o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria do governo federal junto a empresas aéreas que envolve a articulação de medidas voltadas ao crescimento do setor. As iniciativas incluíram, ainda, o “Conheça o Brasil: Realiza”, ação conjunta com o Banco do Brasil que oferece crédito a correntistas para turismo.
Outra aposta para estimular o turismo interno é a ajuda do governo federal às empresas aéreas por meio de um Fundo que funcione como garantidor para as companhias. A proposta está sendo discutida em âmbito ministerial e com a participação do Congresso Nacional.
Consulte as agências de viagens e operadoras para pacotes de hotéis, passeios e muitas atrações pelo Brasil.
*Coluna Minas Turismo Gerais, Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 Informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|