Português (Brasil)

Tudo pronto para o maior Carnaval de Minas Gerais, na capital das Alterosas

Tudo pronto para o maior Carnaval de Minas Gerais, na capital das Alterosas

Em 2020 o Carnaval de BH reuniu 4,45 milhões de foliões, a expectativa desta vez é atrair mais de 5 milhõess, numa mistura de cores, diversidades e amores.

Compartilhe este conteúdo:

Direto da Redação

17-02-2023

19h:19

Por mais incrível possa parecer, o Carnaval belo-horizontino já é considerado o maior e o melhor de Minas Gerais. Depois do hiato forçado pela pandemia do coronavírus, parece que o acumulado dos anos anteriores à pandemia, quando a capital era o melhor lugar para passar os dias de Carnaval, com a cidade vazia, a folia eclodiu duma vez.

De repente, o Carnaval se transformou no produto turístico mais importante do Estado. A festança cria empregos e gera rendas para muitos dos segmentos da sociedade mineira. Se em 2020 reuniu 4,45 milhões de foliões, a expectativa para este Carnaval é de atração de mais de 5 milhões de foliões, numa mistura de cores, diversidades e amores, além de demonstração de resistência física para enfrenta 500 desfiles.

Gilberto Castro, presidente da Belotur, não se contém diante da alegria de estar à frente do maior Carnaval de todos os tempos. Ele disse: “Estamos de volta maiores e melhores depois de dois anos de pandemia. As pessoas estavam precisando desse momento de alegria e confraternização e nós queremos uma Belo Horizonte mais feliz!”

A bem dizer, o Carnaval de Belo Horizonte começou no dia 4, mas vai se intensificar a partir de hoje até o dia 22, com uma série de show na Praça da Estação, onde está montado um palco. Além disse, haverá cortejos de blocos de rua em toda a cidade, mais desfiles de blocos caricatos e escolas de samba na principal avenida da capital, a Afonso Pena.

De hoje até o dia 22 serão realizados cerca de 240 cortejos, com uma programação extensa, plural e descentralizada, o que acabou sendo uma boa ideia da Belotur, porque assim todas as regiões da cidade participam, cada uma com as suas características.

Às 17h de hoje, o bloco “Sexta, Ninguém Sabe?!” iniciou concentração na Rua Alvarenga Peixoto, 1.026, no Santo Agostinho.

Às 18h, “Lindo Bloco do Amor” se exibiu na rua Sapucaí, 105, no Floresta, com uma homenagem ao cantor e compositor Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, o Gonzaguinha.

 Amanhã, a folia se vai iniciar logo cedo, às 5h com o bloco “Então Brilha”, na Rua Curitiba, 8, no Centro da cidade. Mais tarde será a vez do cortejo do “Masterplano”, com música eletrônica, na Rua Sapucaí, 251, Floresta, a partir das 16h.

No domingo, sobra folia até para os pequenos, no bloco “Cenário Kids”, no Bairro São Bento, na Rua Michel Ieha, 178, com oficinas, apresentações circenses e culturais.

Ainda no domingo o bloco “Baianeiros” se agrupa às 12h30 na Avenida Altamiro Avelino Soares, 147, no Bairro Castelo. A intenção é trazer o clima do Carnaval de Salvador para Belo Horizonte.

O bloco Alalaor sai na segunda-feira, com marchinhas, samba e axé retrô, no Bairro Santa Tereza, para homenagear um senhor chamado Alaor, que aos 90 anos nunca havia “brincado Carnaval”, para não se submeter a chacotas por causa do nome dele. O bloco vai se concentrar às 13h na Rua Silvianópolis, 189

O bloco “Garotas Solteiras” sai no mesmo horário do Alalaor, na Rua Timbiras, 725, no Bairro Funcionários, com música pop em ritmo de Carnaval.

Na terça-feira, feriado, o “Truck do Desejo”. Integrado por mulheres lésbicas, bissexuais vão se juntar às 9h, na Avenida Augusto de Lima, 1212, no Barro Preto, com ritmos misturados, é samba, reggae, funk, pagodão marchinha, piseiro e reggaeton.

O bloco “Alô Clara” se vai apresentar às 16h, na Avenida Clara Nunes,86, no Bairro Renascença. Como não podia deixar de ser, o bloco vai cantar os sucessos de Clara Nunes.

Para os foliões de BH, quarta-feira ainda não é dia para descansar.

O bloco “Afro Magia Negra" sai para provar que ainda não dá para descansar. Agrupa na Rua Jundiaí, 97, no Bairro Concórdia, com a missão de promover a arte e a cultura negra.

Uma hora depois, o “I Wanna Love You” celebrará as músicas do reggae nacional e internacional, no Bairro Sagrada Família, na Rua São Luiz, 371.

Hoje, no palco oficial, na Praça da Estação, abrindo de fato o Carnaval, haverá apresentações artísticas patrocinadas pelo Kandandu, bloco afro. Amanhã, 18, o Kandandu sob ao palco outra vez com uma série de atrações a partir das 16h.

Domingo, muitas atrações aguardam os foliões e a cantora Aline Calixto é o destaque, com o show ‘Samba da Calixto’, às 19h30. Baluartes do Samba também se apresentará na ocasião.

O palco oficial vai contar com a participação do grupo Seringueira Mineira, na segunda-feira, mais o bloco Swing Safado e os artistas Kdu dos Anjos, Mac Júlia, Sara Guedes e Papo.

Para fechar as apresentações no Palco Oficial, no dia 21, estão previstas apresentações da cantora Manu Dias. O cantor mineiro Gustavo Maguá, se apresentará com vários ritmos musicais.

 Dias 20 e 21, na Avenida Afonso Pena, entre ruas Pernambuco e Espírito Santo, ali será a passarela do samba da capital para receber os desfiles dos blocos caricatos e escolas de samba. A entrada é gratuita e está sujeita à lotação.

Programação de Blocos Caricatos, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para dia 20:

17:45 Abertura: Abertura Oficial Afoxé Ilê Odara

18:45 Bloco Leões da Lagoinha

19:30 1º Bloco Caricato Aflitos do Anchieta

20:10 2º Bloco Caricato Corsário do Samba

20:50 3º Bloco Caricato Estivadores do Havaí

21:30 4º Bloco Caricato Bacharéis do Samba

22:10 5º Bloco Caricato por Acaso

22:50 6º Bloco Caricato Unidos da Zona Norte

23:30 7º Bloco Caricato Infiltrados do Santa Tereza

00:10 8º Bloco Caricato Mulatos do Samba GRUPO

00:50 9º Grêmio Recreativo Escola de Samba Triunfo Barroco

Programação de Escolas de Samba (21/02)

18:00 Abertura: Afoxé Bandarerê

19:00 Acesso - Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperatriz de Venda Nova

19:55 1º Grêmio Recreativo Escola de Samba Raio de Sol

20:50 2º Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperavi de Ouros

21:45 3º Grêmio Recreativo Escola de Samba Cidade Jardim

22:40 4ª Grêmio Recreativo Escola de Samba Bem Te Vi

23:35 5ª Grêmio Recreativo Escola de Samba Canto da Alvorada

00:30 6ª Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos dos Guaranys

01:25 7ª Grêmio Recreativo Escola de Samba Estrela do Vale

02:15 8ª Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova

Imagem da Galeria O Carnaval 2023 de Belo Horizonte já é considerado o melhor de Minas Gerais
Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN