
Crédito: Beto Eterovick
20-10-2025 às 09h51
Direto da Redação*
A 16ª Festa Tradicional Italiana transformou a Avenida Getúlio Vargas, no bairro Funcionários, em um pedacinho da Itália neste domingo (19/10). Entre as avenidas Afonso Pena e do Contorno, milhares de pessoas se reuniram para celebrar a cultura italiana em um dia repleto de música, dança e gastronomia típica.
Logo na entrada, decorada com as cores da bandeira da Itália, o público foi recebido ao som de canções tradicionais e apresentações de grupos folclóricos. Ao longo do evento, 18 restaurantes da capital participaram com barracas que ofereceram massas artesanais, pizzas, gelatos, vinhos, queijos e azeites, proporcionando uma verdadeira imersão no sabor italiano.
“Estou me sentindo na Itália”, comentou o petroleiro Ruy Demétrio, de 44 anos, vestindo a camisa do Cruzeiro em homenagem ao antigo Palestra Itália. Sua esposa, a confeiteira Danielle Baete, que morou no país europeu, se emocionou ao reencontrar os sabores que inspiram sua profissão. “O canole cilentiano tem uma massa crocante e recheio de crema pasticcera de baunilha e chocolate. Amo a Itália e estou encantada com o evento”, contou.
A Cônsul-Geral da Itália em Belo Horizonte, Nicoletta Gomiero, também participou da abertura oficial, destacando a amizade entre os dois países e o papel da imigração italiana na formação cultural e econômica do Brasil.
A cerimônia teve início pontualmente às 14h, com a execução dos hinos da Itália e do Brasil. Representantes da Associação de Cultura Ítalo-Brasileira de Minas Gerais (Acibra-MG) agradeceram aos apoiadores e ao público, ressaltando a importância de preservar e fortalecer os laços entre as duas nações.
O evento, considerado o maior do gênero no Brasil, contou com o apoio de diversas empresas mineiras e nacionais, muitas delas lideradas por descendentes de italianos que seguem contribuindo para o desenvolvimento do país.
Realizada pela Acibra-MG, em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal, a Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte recebeu incentivo da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio do Grupo Sada.